Natura Musical apresenta projeto imersivo e experimental Casa Póça
Virgula
Um espaço de residência artística temporária destinada à produção de artes musicais e visuais de mulheres artistas. É assim que se define a Casa Póça, espaço de experimentação que será criado durante duas semanas no Mercado Novo, em Belo Horizonte, e que promoverá conversas, performances, exposições, pocket shows e “Manifestas” entre os dias 18 e 28 de julho de 2022.
> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!
Idealizado por Carolina Botura, Chris Tigra, Fernanda Polse, Julia Baumfeld, Maria Moreira e Sara Não Tem Nome, artistas residentes do projeto que conta com patrocínio Natura Musical através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura,, a Casa Poça é um espaço para o risco artístico, sob a proteção de se estar entre pares.
Pensado como uma provocação à criação, a residência artística dá novo sentido ao uso do espaço. Instalada temporariamente numa sala no térreo de uma feira-livre, a ocupação busca estranhezas e similaridades com seu entorno. Projeto imersivo e experimental, a Casa Póça une artistas mineiras a nomes do cenário de outras regiões, promovendo trocas inéditas com a baiana Jadsa e a gaúcha Saskia. O projeto também faz importante interseção com a programação do Festival Sonâncias, mais um enlaçamento proposto pelo coletivo.
“Este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, tem a potência de gerar impacto positivo no ecossistema onde está inserido. Isso se traduz em ações de inclusão, sustentabilidade, apoio à diversidade e educação. São pilares fundamentais para as mudanças que desejamos vivenciar no mundo”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.