Home
Entretenimento
Orquestra Juvenil Heliópolis retorna ao palco do MASP, no dia 20 de agosto
Entretenimento

Orquestra Juvenil Heliópolis retorna ao palco do MASP, no dia 20 de agosto

publisherLogo
Virgula
11/08/2023 21h19
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15708113/original/open-uri20230811-18-m11gym?1691793491
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No dia 20 de agosto, um domingo, às 11h, a Orquestra Juvenil Heliópolis realiza mais uma apresentação da Temporada 2023 do Instituto Baccarelli. O grupo se apresenta no MASP, em concerto gratuito, sob regência de seu maestro titular, Paulo Galvão. No repertório, obras de grandes compositores da Rússia, da Itália e da França: Tchaikóvski, Rossini e Bizet. Os ingressos estarão disponíveis para retirada na bilheteria do MASP duas horas antes do evento.

> Siga o Virgula no Instagram! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

O programa se inicia com uma das obras mais queridas pelo público: a Abertura 1812, de Tchaikóvski (1840-1893). Estreada na Exposição de Artes e Indústria de Moscou, em 1882, a obra evoca os eventos do conflito que os russos chamam de Guerra Patriótica de 1812, quando os 690 mil soldados a serviço de Napoleão Bonaparte (1769-1821) – o maior exército reunido na Europa até então – fracassou na tentativa de derrotar a Rússia.

Na sequência, é a vez de obras pouco conhecidas de grandes compositores. A primeira delas é do italiano Gioachino Rossini (1792-1868), um dos maiores nomes da história da ópera. No palco do MASP, a Orquestra Juvenil Heliópolis interpreta suas Variações para Clarinete e Orquestra, composta em 1809 – logo no início da carreira de Rossini, antes que o compositor enveredasse pelo universo da ópera. A peça, contudo, funciona quase como uma pequena cena operística sem palavras, com toda felicidade melódica e teatralidade que impregnariam as melhores criações rossinianas. No palco do MASP, a interpretação da Orquestra Juvenil Heliópolis conta com solos de Leonardo Molan, clarinetista do grupo.

Fechando o programa está uma obra que foi composta quase como uma tarefa pedagógica. Em 1855, ainda com 17 anos e aluno de Gounod no Conservatório de Paris, Georges Bizet (1838-1875) escreveu sua obra Sinfonia em Dó. Terminada a lição, o compositor colocou a obra na gaveta e não a publicou nem executou durante a sua vida. Somente 80 anos depois, em 1935, sua viúva, Geneviève, entregou a partitura a outro compositor, Reynaldo Hahn – foi aí que a Sinfonia nº 1 finalmente teve sua estreia, entrando para o repertório internacional pelas mãos do regente austríaco Felix Weingartner.

Formada por 67 instrumentistas, Orquestra Juvenil Heliópolis é um dos grupos mais avançados do sistema de ensino musical desenvolvido pelo Instituto Baccarelli em sua sede, em Heliópolis. Com jovens com idades entre 14 a 25 anos, a Orquestra é a primeira etapa do processo de profissionalização dos instrumentistas formados na escola e é por ela que os alunos e alunas mergulham na rotina de ensaios, estudos e apresentações, vivenciando o dia a dia profissional.

O maestro titular da Juvenil, Paulo Galvão, estuda música desde os 7 anos de idade e ingressou no Instituto aos 19. Já regeu grupos como a Orquestra Jovem do Estado, Osusp, Osesp, entre outras, e desde 2022 tem aulas de regência com o maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico da instituição. Paulo Galvão é o maestro titular da Orquestra Juvenil Heliópolis, e maestro assistente da Orquestra Sinfônica Heliópolis.

 

Serviço

Orquestra Juvenil Heliópolis
Paulo Galvão, regente

Data: 20/08/2023, domingo
Horário: 11h
Local: Auditório MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP
Entrada gratuita: os ingressos estarão disponíveis duas horas antes do evento, na bilheteria do MASP.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também