Samba de Dandara e convidadas lançam espetáculo de exaltação do samba paulista
Virgula
Em uma reverência à ancestralidade e à exaltação das raízes do samba paulista, Samba de Dandara, roda formada por mulheres de São Paulo, estreia o espetáculo “Samba de Dandara e convidadas cantam o samba paulista”, com as cantoras Raquel Tobias e Samantha Santos. A gravação será disponibilizada no dia 18 de novembro, sexta-feira, às 19h, no YouTube do Samba de Dandara.
> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!
Com realização da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Expresso, o projeto tem o objetivo de valorizar e proporcionar visibilidade ao samba autoral contemporâneo paulista. Ao longo de 60 minutos, o grupo e as convidadas exaltam obras de nomes marcantes do gênero, como Vó Suzana, Negro Bira e Tia Sahra Brandão; compositoras e compositores atuais e parceiras e parceiros de estrada da banda, como Raquel Tobias, Carol Nascimento, Aninha Batucada e Lua Cristina, além de canções autorais do grupo.
Maíra da Rosa, vocalista do grupo, ressalta que “a proposta do show é exaltar o samba paulista para além do que a cultura de massas exalta, e para além do passado. Existe samba vivo nesse território no presente, são potentes as sambistas e os sambistas que brotam do território fértil deixado por Madrinha Eunice, Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro, e tantos e tantas outras bambas do samba paulista. Neste show, além das canções das compositoras integrantes do Samba de Dandara, cantamos Nego Bira, Raquel Tobias, Lua Cristina, Raquel Freitas, Douglas Germano, Carol Nascimento, Tia Sahra Brandão e tantos e tantas outras que fazem samba a partir de uma árvore de raiz forte que segue florescendo”, relata a cantora..
Para Raquel Tobias, uma das convidadas do projeto e madrinha do Samba de Dandara, participar desse projeto cantando sambas paulistas é muito importante devido à sua origem paulistana e também para dar voz aos compositores que estão fora dos holofotes da mídia. “Eu, como intérprete, porque não sou só cantora, tenho dever de executar as músicas dos meus amigos, do meu povo aqui da periferia, que são as ‘canetadas brabas’, na gíria sambística. Sempre incluo o compositor que não está na mídia no meu repertório e, para mim, é uma honra executar suas composições. Viva o compositor, viva a compositora, e também as intérpretes que estão aí para executar essas obras maravilhosas que não podem ficar por trás da coxia, e sim na frente do palco”, ressalta Raquel.
Samantha Santos, considerada a primeira-dama do samba paulista e cantora convidada, frisa a expectativa em torno da gravação e a alegria ao ver o projeto se concretizando. “Foi espetacular, esplendoroso. Porque sobre musicalidade nem preciso falar, são fantásticas. Harmonia perfeita, batucada maravilhosa. Não tem palavras para falar do trabalho magnifico dessas meninas. Que Deus abençoe a todas, que vocês trilhem mesmo esse caminho, sem desistência. Porque para a gente que está nessa vida há muito tempo, achar pessoas com a idade de vocês, com o calibre que vocês têm, é sem palavra”, elogia Samantha.
Serviço
Lançamento “Samba de Dandara e convidadas cantam o samba paulista”
Data: sexta-feira, 18 de novembro de 2022
Horário: 19h
Local: YouTube do Samba de Dandara