A morte do príncipe Philip afetou a linha de sucessão ao trono britânico?
Aventuras Na História
Na manhã do dia 9 de abril de 2021, o mundo recebeu a triste notícia do falecimento do companheiro de mais de sete décadas da rainha Elizabeth II, príncipe Philip.
Na ocasião, o nobre veio a óbito aos 99 anos de idade, de acordo com informações do jornal The Telegraph, o nobre morreu por consequências da idade avançada.
Sabe-se que poucas semanas antes de sua morte, foi divulgado que o duque de Edimburgo precisou ser submetido a uma cirurgia cardíaca.
Desde o falecimento do príncipe, além de uma grande comoção no Reino Unido, surgiram algumas dúvidas sobre o futuro da monarquia, que envolvem principalmente questões sobre se a fatalidade teria afetado de alguma forma a linha de sucessão ao trono britânico.
A regra é clara
Para entender como funciona a fila para membros da família real assumirem a Coroa, é importante ressaltar a principal regra: quem encabeça a lista é sempre o primeiro filho ou filha de um monarca e assim por diante.
Quando um membro da monarquia não tem filhos, a ordem continua para os parentes mais próximos, na maioria das vezes irmãos. De qualquer maneira, a sucessão é sempre determinada pela descendência.
Sendo assim, a resposta é clara: a morte de Philip não altera em nada a fila para a substituição de um monarca futuramente, após a eventual morte de Elizabeth II, que atualmente está com 95 anos.
A falta de alteração na linha de sucessão após a morte do príncipe, se dá pelo fato do duque de Edimburgo não ter sido herdeiro do trono, já que ele só entrou para a família real por ter se casado com a rainha, ou seja, ele não possui descendência e nunca esteve na lista.
Nos 73 anos em que esteve ao lado da rainha da Inglaterra, além de receber o título de duque, o nobre ocupou o cargo de príncipe consorte, nomeação dada para cônjuges de monarcas.
A lista atual
Agora que sabemos que a morte do príncipe Philip não alterou a linha de sucessão ao trono britânico, vamos entender como essa fila funciona e quem faz parte dessa lista atualmente.
Sabendo que só descendentes diretos integram a lista para assumir a coroa britânica, consequentemente, o primeiro da fila é o filho primogênito de Elizabeth II e do duque de Edimburgo, príncipe Charles, de 72 anos de idade. Atrás do príncipe de Gales está seu filho mais velho com a princesa Diana, William, de 39 anos.
Depois do duque de Cambridge, entram para a lista seus respectivos filhos com Kate Middleton, também por ordem de nascimento.
Sendo assim, no terceiro lugar da fila está o príncipe George, de sete anos; seguido por sua irmã, a princesa Charlote, de cinco anos; e no quinto lugar está o pequeno príncipe Louis, que recentemente de três anos de idade.