Autobiografia da escritora francesa Annie Ernaux chega às livrarias brasileiras
Aventuras Na História
Recém-lançada pela Editora Fósforo, a autobiografia “Os anos”, da renomada escritora francesa Annie Ernaux, mescla as vivências pessoais da autora e eventos históricos, por meio de uma linguagem ousada e com precisão estilística.
Nascida em 1940, no interior da França, ainda criança, a escritora presenciou os efeitos catastróficos da Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, Ernaux se tornou professora do Centre National d’Enseignement par Correspondance. Já em 2017 foi contemplada com o Prêmio Marguerite Yourcenar, sendo considerada uma das maiores autoras francesas.
No decorrer da obra, os leitores conhecerão as memórias mais profundas e pessoais da escritora. Além disso, terão contatos com a sua visão sobre eventos que marcaram a história da humanidade, como a Guerra da Argélia, a virada do milênio, o 11 de Setembro e muito mais. “Uma biografia magistral da vida francesa”, avaliou a crítica do The Guardian.
“Para aqueles que ainda duvidam do lugar que Annie Ernaux ocupa na literatura francesa — entre os maiores escritores —recomendamos vivamente a leitura de Os anos, (…) um mergulho magistral no tempo e na memória de uma mulher ao longo de mais de sessenta anos”, analisou o Le Monde.
Considerada uma das maiores obras da aclamada autora francesa, “Os anos” entrou para a lista dos livros preferidos da escritora italiana Elena Ferrante. Além disso, esta autobiografia impessoal foi finalista do International Booker Prize e vencedora dos prêmios Renaudot na França e Strega na Itália.
“Ler Annie Ernaux é um choque, uma experiência especialmente importante. Com ela, o privado se torna político e o político é posto em discussão. E dessa literatura atual, poética e explosiva nasce uma obra-prima”, disse Literatur SPIEGEL.
Disponível na Amazon em formato de capa comum, “Os anos” conta com a brilhante tradução de Marília Garcia.