Biografia conta a trajetória de Caio Prado Júnior, um dos maiores historiadores do Brasil
Aventuras Na História
Um comunista nato. Um denunciador das estruturas sociais opressoras na formação do país. Um agente da história de seu tempo. É como Luiz Bernardo Pericás retrata um dos maiores historiadores do Brasil, em seu livro 'Caio Prado Júnior – Uma Biografia Política'.
A biografia é sobre um ser político. Jovem e oriundo de família aristocrática, Caio filiou-se ao Partido Comunista. Advogado, lutou pela libertação de presos políticos. Pioneiro, introduziu estudos aprofundados de Karl Marx no Brasil e viajou a países socialistas. Era geógrafo, filósofo, considerado economista e sociólogo.
Na obra, Pericás propõe descortinar fatos da vida de Caio Prado Júnior no contexto histórico do Brasil e do mundo na época. É mencionado como “desbravador dos estudos sociais brasileiros”.
Sua morte, em 1990, gerou pouca repercussão. Os fatos do mundo apontavam para o oposto do que ele denunciava sobre o neoliberalismo. No entanto, não demoraria muito para que o capitalismo enfrentasse uma severa crise mundial e uma “onda vermelha” tomasse conta de países da América Latina. Enquanto isso, o Brasil não deixaria de ser uma colônia, priorizando o mercado externo e preterindo seus trabalhadores.
Confira um trecho da obra disponível na Amazon:
A trajetória de Caio Prado Júnior se confunde com a do Brasil do século 20. Como importante personagem de nosso país, muito já se escreveu sobre ele. Ainda assim, vários aspectos de sua vida e de seu pensamento foram pouco explorados ou discutidos. Detalhes de suas relações políticas, leituras, viagens aos países socialistas e avaliações sobre alguns temas candentes de sua época permanecem desconhecidos do grande público. A biografia política escrita por Luiz Bernardo Pericás, um estudo de fôlego sobre intelectual paulista, vem a suprir essa lacuna.