Colônia: série brasileira sobre manicômio de Barbacena estreia no Globoplay
Aventuras Na História
Na última sexta-feira, 25, a série Colônia, que relata a história dos abusos no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, estreou simultaneamente no Canal Brasil e na plataforma de streaming Globoplay, como informa a Veja São Paulo. A produção, dirigida e adaptada pelo cineasta André Ristum, teve todos os episódios disponibilizados no serviço durante a exibição original no canal por assinatura.
Interiramente gravado em preto e branco, o elenco é composto por grandes nomes, como Fernanda Marques, Andréia Horta, Augusto Madeira, Naruna Costa, Bukassa Kabengele, Arlindo Lopes e Rejane Faria, que encorporam os médicos e pacientes da clínica retratada como o “holocausto brasileiro” pelo livro homônimo de Daniela Arbex, devido aos maus tratos e tratamentos alternativos.
A produção foca em Elisa, uma jovem de 20 anos interpretada por Fernanda Marques, que chega no Hospício Colônia durante a década de 1970, sendo enviada a força pelo pai após engravidar de um homem que não era de interesse familiar — mas descobrindo que, assim como ela, outros pacientes ali internados não possuíam doenças mentais.
A trama é uma retratação livremente inspirada na história real do sanatório ao longo de 100 anos, apontando que aproximadamente 60 mil pessoas foram mortas no local em decorrência de tratamentos de choque, torturas, maus tratos e abandono.