Dia da Mulher Negra: 10 obras com representatividade para crianças e adolescentes
Aventuras Na História
No dia 25 de julho, é comemorado o Dia da Mulher Negra no Brasil. Considerada de extrema importância, esta data resgata a história de resistência e luta das mulheres negras ao longo da História.
Segundo a historiadora Wania Sant’Anna, consultora para Diversidade & Inclusão da Daniel Advogados, vice-presidente do Conselho Curador do IBASE e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, este dia é de extrema importância.
O 25 de julho é uma data com essa vibração: resgatar o passado, fazer a crítica necessária sobre o nosso presente e dizer a sociedade qual futuro desejamos", disse a especialista em entrevista ao site Aventuras na História.
Clique aqui, para conferir a entrevista completa com Wania Sant’Anna!
Pensando nisso, selecionamos, ainda, 10 obras com representatividade para crianças e adolescentes, indicadas pela renomada historiadora.
Confira abaixo.
1. Cheirinho de Neném, de Patrícia Santana (2021) - https://amzn.to/370sJ0s
Inspirado no filho da autora, que aguardou com animação a chegada de sua irmã, este livro retrata o sentimento de comemoração e alegria do personagem central com a chegada de uma outra criança em seu lar.
2. Entremeio e sem babado, de Patrícia Santana (2021) - https://amzn.to/3zyW6DE
A protagonista Kizzy é uma garota que adora fazer perguntas para os adultos. Portanto, a menina foi apelidada pela sua avó de 'entremeio sem babado', que significa uma pessoa que se envolve em conversas que não lhe diz respeito.
3. Ashanti - nossa pretinha, de Taís Espírito Santo (2021) - https://amzn.to/2TxUN8p
Com belas ilustrações, este livro acompanha o nascimento da pequena Ashanti. Muito amada pela família, sua chegada é esperada com ansiedade e animação por todos.
4. Betina, de Nima Lino Gomes (2021) - https://amzn.to/3zwc3u1
Nesta ilustre obra, os leitores irão acompanhar a trajetória e ensinamentos de Betina, uma jovem que aprendeu uma lição de penteado com sua avó e, mais tarde, decidiu compartilhar com o mundo.
5. Beata: A Menina das Águas, de Elaine Marcelina (2021) - https://amzn.to/3zvajRN
Em homenagem a Mãe Beata de Iemanjá, este livro conta a história de uma jovem que possui uma forte ligação com elementos da natureza.
6. A bela adormecida do samba, de Sonia Rosa (2021) - https://amzn.to/3kQ3R3E
Na adaptação do clássico infantil 'A Bela Adormecida', os leitores irão se deparar com uma história regada de singularidades, como tradições carnavalescas. Em suma, este livro celebra a ancestralidade, o amor, a criatividade, a emoção e muito mais.
7. Mãe Sereia, de Teresa Cardenas (2018) - https://amzn.to/2W7OuJC
Nesta emocionante obra, Mãe Sereia teria acompanhado as pessoas que saíram da costa da África para outros continentes. Durante esta travessia injusta e dolorosa, a Mãe Sereia teria, ainda, acolhido e tentado amenizar o sofrimento.
8. Omo-Obá-histórias de princesa, de Kiusam de Oliveira (2009) - https://amzn.to/3zKNkT9
Em Omo-Oba: Histórias de Princesas, há seis contos africanos que são contados de forma brilhante, com o intuito de fortalecer a personalidade feminina ao longo dos tempos.
9. O mar que banha a ilha de Goré, de Kiusam de Oliveira (2014) - https://amzn.to/3hZU7C3
Os leitores irão se deparar com uma terra rica e regada de histórias curiosas, a fim de compreender a história afro-brasileira. Além disso, este livro busca ajudar na inclusão de pessoas negras na sociedade.
10. Cartas para minha mãe, de Teresa Cardenas (2010) - https://amzn.to/3y2ywyJ
Nesta emocionante obra, uma jovem escreve cartas para sua mãe falecida. Ambientada em Cuba, a trama envolve importantes questões sociais, econômicas e muito mais. Além disso, apresenta reflexões profundas sobre as relações humanas.
+Assista a live sobre o Dia da Mulher Negra com Wania Sant’Anna: