Dom Pedro Gastão, o neto da Princesa Isabel que dizia ser herdeiro do trono
Aventuras Na História
Nascido em 19 de fevereiro de 1913, na França, Dom Pedro Gastão era filho de Dom Pedro de Orleans e Bragança e Elizabeth Dobrezenicz. Tal fato poderia o tornar herdeiro direto da coroa, caso um dia a monarquia fosse restaurada no Brasil.
Ao longo de sua vida, o neto da princesa Isabel, se declarou como o legítimo herdeiro ao trono. Contudo, devido aos documentos assinados pelo seu pai, o fato seria impossível de acontecer.
A trajetória
Fruto da união de Dom Pedro de Orleans e Bragança e Elizabeth Dobrezenicz, Dom Pedro Gastão nasceu no dia 19 de fevereiro de 1913, na França, durante a vigência do banimento da família imperial brasileira.
O garoto veio ao mundo no Castelo d'Eu, uma propriedade pertencente aos seus avós paternos: a última princesa imperial do Brasil, Isabel e o príncipe Gastão de Orléans, mais conhecido como o Conde d'Eu.
Após concluir seus estudos na Europa, o rapaz casou-se com a princesa espanhola Maria de la Esperanza de Bourbon, em 1944. Mais tarde, ele e sua família se estabeleceram na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, tornando-se uma das figuras da família imperial mais conhecidas do país.
Conhecido popularmente como o "Príncipe de Petrópolis", Dom Pedro Gastão morou no Palácio do Grão-Pará — projetado pelo arquiteto da Casa Imperial Theodoro Marx.
A polêmica
Ao longo de sua vida, o neto da princesa Isabel dizia ser herdeiro legítimo do trono, caso um dia a monarquia fosse restaurada. Contudo, por causa de documentos assinados pelo Dom Pedro de Orleans e Bragança, isso seria impossível.
Em 1908, o primogênito de Isabel e do Conde d'Eu, casou-se com Elizabeth Dobrezenicz, em Versalhes, na França. Como a jovem não possuía título de nobreza, o então herdeiro teve que escolher entre o casamento ou a coroa.
Para Dom Pedro de Orleans e Bragança a escolha não foi tão difícil, já que a monarquia havia sido extinta no Brasil e a República havia sido instaurada. Portanto, o Príncipe do Grão Pará optou pela a amada.
Em decorrência da decisão do primogênito, o seu irmão, Dom Luis de Orleans e Bragança, se tornou o novo sucessor à coroa brasileira.
Contudo, Dom Pedro Gastão nunca aceitou tal circunstância. Ao longo de sua vida ele se auto declarava herdeiro legítimo do trono.
O neto da princesa Isabel veio a óbito em 27 de dezembro de 2007, aos 94 anos, sem nunca ter visto seu sonho da volta da monarquia ser realizado.