Em meio à crise no Afeganistão, Grécia constrói 40 km de muro em fronteira com a Turquia
Aventuras Na História
Segundo informações da BBC, 40 quilômetros de muro foram instalados pela Grécia em sua fronteira com a Turquia. As divisórias, que serão monitoradas com um sistema de vigilância, servem para impedir o aumento de migrantes vindos do Afeganistão.
"Não podemos esperar, passivamente, pelo possível impacto", declarou Michalis Chrisochoidis, ministro da proteção ao cidadão da Grécia, durante visita à região de Evros, que aconteceu na última sexta-feira, 20. "Nossas fronteiras permanecerão invioláveis".
A ação acontece no mesmo período em que a Turquia pedia aos países europeus que intervissem e assumissem a responsabilidade pelos migrantes vindos do Afeganistão, que está em crise desde que o país foi tomado pelo grupo fundamentalista religioso Talibã.
De acordo com a BBC, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan ligou para o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis e disse que o aumento do número de pessoas que deixam o Afeganistão pode se tornar “um sério desafio para todos”.
"Uma nova onda de migração é inevitável se as medidas necessárias não forem tomadas no Afeganistão e no Irã", afirmou Erdogan.