"Eu estava com fome": A difícil infância da atriz Viola Davis
Aventuras Na História
Vencedora do Oscar, Tony, Emmy e Globo de Ouro, Viola Davis é uma das maiores atrizes de nossa geração e de Hollywood. Sendo a primeira mulher negra a ser indicada três vezes pela Academia, a americana se estabeleceu na indústria cinematográfica; aos 55 anos, está no auge de sua carreira.
Nascida na Carolina do Sul, a atriz é conhecida por seus papéis no cinema, como em Histórias Cruzadas (2011), Um Limite Entre Nós (2016) e ainda A Voz Suprema do Blues (2020). Na televisão, ficou eternizada pelo papel da advogada criminalista Annalise Keating, na premiada série How to Get Away With Muder (2014-2020).
Apesar de ser comparada a grandes nomes da indústria, Viola é bastante ativa na luta por direitos de salário iguais entre atrizes brancas e negras, e oportunidades de trabalho para mulheres da comunidade negra.
Mesmo integrando a lista de atrizes mais premiadas da atualidade, Davis não esquece das dificuldades que enfrentou para chegar onde está e relembrou momentos sofridos de sua infância em entrevista repercutida pelo O Globo, em 2017.
A dura infância
Em conversa com a revista People, pouco tempo depois de ser agraciada pelo Oscar de melhor atriz coadjuvante em Um Limite Entre Nós. Davis comentou sobre quando passava fome e ainda vivia em Setor Matthews.
"Eu era capaz de saltar sobre caixotes de lixo cheios de larvas à procura de comida, de roubar a loja da esquina, porque eu estava com fome", relembrou a estrela.
Viola continuou dizendo que jamais recebia amigos em sua casa: "Nunca nenhuma criança vinha à minha casa porque ela era num edifício condenado, infestado com ratos". Ao perceber a situação de outros, sabia que sua infância era difícil.
Na entrevista, a atriz se descreveu como sendo "o tipo de pobre que sabia que tinha menos do que todos ao meu redor". Além da fome, episódio envolvendo bullying e racismo eram frequentes. Quem estava sempre ao seu lado era sua irmã, Deloris Grant.
"Ela foi capaz de nos tirar de qualquer dor ou sofrimento ou depressão", contou Viola. Grant inventava histórias e peças para distrair os irmãos e também enfrentava outras crianças que tratavam mal sua família.
Tudo mudou, no entanto, ao ver o filme The Autobiography of Miss Jane Pittman, interpretado por Cicely Tyson. A partir daquele momento, Davis sabia que queria se tornar uma artista e enfatizou a importância da representatividade.
Anos mais tarde, Viola trabalhou ao lado de Tyson em How to Get Away With Murder, como filha da atriz que a inspirou ainda jovem.
Após ganhar uma bolsa de estudos e se formar em Rhode Island College, Davis se especializou na Juilliard School, em Nova York. Ao relembrar sua vida, até mesmo a protagonista se surpreende. "Eu não posso acreditar na minha vida. Sou tão abençoada".