Fã de basquete e reclusão na infância: 5 curiosidades sobre a vida íntima de Kim Jong-un
Aventuras Na História
Apesar de esbanjar poder à frente da Coreia do Norte, Kim Jong-un teve uma criação meticulosa pelo seu pai e líder anterior do país, Kim Jong-il, que o preparou para o cargo até seu falecimento, em dezembro de 2011.
Sendo chefe de estado do curioso país asiático, os poucos detalhes sobre sua vida pessoal chamam atenção para o lado íntimo do tirano. Sabendo disso, o site Aventuras na História separou alguns fatos sobre sua criação e intimidade.
Conheça cinco curiosidades sobre a vida privada de Kim Jong-un:
1. Recluso na infância
Desde a nascença, assim como acontece na vida de príncipes, Kim Jong-un teve uma infância privilegiada.
Michael Madden, diretor do site NK Leadership Watch, especializado em Coreia do Norte, disse à BBC que a família de Kim vivia em esplendor e fartura, mas que o "príncipe" era bastante solitário.
"Eles viviam em mansões enormes, tinham uma vida privilegiada de extrema abundância, mas muito isolados… Mesmo de outras crianças de elite da mesma idade".
2. Influência militar
Existem poucas imagens da infância do atual líder norte-coreano, mas nas que existem, o menino estava sempre vestido com trajes militares, símbolo de seu status até nos dias atuais.
Em uma entrevista à rede americana ABC, uma ex-guarda-costas do pai de Kim também descreveu algumas situações que passou com o menino: "Ele estava estressado e não tinha ninguém da idade dele pra brincar, havia apenas adultos, que educaram e brincaram com ele".
3. Adolescência do líder
Um pouco mais velho, durante a adolescência, o futuro líder norte-coreano estudou na Suíça durante os anos de 1996 a 2000. Ali, o jovem viveu uma vida mais condizente com a sua idade, diferente do que aconteceu durante a sua infância.
Passou a morar no país com a tia materna e seu marido, que anos após se mudaram para os Estados Unidos, deixando Kim no país, focado nos estudos.
4. Fã de basquete
Os desertores e amigos de infância se lembram de Kim como uma criança retraída, mas, segundo eles, quando o assunto era basquete as coisas eram diferentes. Marco Imhof, na época, não sabia com quem estava dividindo a quadra, e disse para a TV árabe Al-Jazeera: "Na maioria das vezes ele era tímido, mas quando jogávamos basquete, ele se revelava, podia ser muito agressivo, mas de maneira positiva".
O amor de Kim pelo esporte ainda não desapareceu: o ex-astro da NBA, Dennis Rodman mantém uma amizade com o líder, e já visitou o país. Em uma passagem pelo programa de TV americano The Late Show with Stephen Colbert, o atleta expôs: "Não entendo como as pessoas podem ir até lá e dizer: 'Essa pessoa é louca, ele pode ser louco, mas eu não vi isso".
5. Cultura ocidental
Apesar de não ser muito incomum entre os norte-coreanos, o jovem líder começou a consumir bebidas alcoólicas aos 15 anos de idade, mais especificamente o uísque Johnnie Walker.
Além disso, Madden conta que Kim Jong-un também tem o hábito de fumar desde jovem e entre seus passatempos preferidos está assistir desenhos japoneses e ouvir Michael Jackson e Madonna, como registrou a Folha de S. Paulo.