Home
Notícias
Há 135 anos, nascia a artista Tarsila do Amaral
Notícias

Há 135 anos, nascia a artista Tarsila do Amaral

publisherLogo
Aventuras Na História
01/09/2021 15h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Tarsila do Amaral, em 19 de março de 1969

Nascida no dia 1º de setembro de 1886, em Capivari, no interior do Estado de São Paulo, Tarsila do Amaral tornou-se uma das maiores artistas brasileiras do século 20, sendo eternizada na história da arte nacional.

Ao longo da sua vida, a pintora foi responsável por ilustres criações artísticas que revolucionaram a sociedade da época. 

Ainda hoje, Tarsila é amplamente reverenciada por críticos de arte e admiradores, tornando-se símbolo da cultura popular brasileira.

Vida pessoal

Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar Amaral, a futura artista cresceu no interior do Estado de São Paulo.

Conforme repercutido pelo jornal Folha de S. Paulo, durante boa parte de sua infância, a futura artista viveu na fazenda da família, sendo educada por uma professora belga, que lhe ensinou a ler e a escrever em francês.

Retrato da pintora brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973) / Crédito: Domínio Público, via Wikimedia Commons

Ainda jovem se mudou para a cidade de São Paulo, onde estudou no Colégio Sion, localizado no bairro de Higienópolis. Nos anos seguintes, estudou no colégio Sacre Couer, em Barcelona, onde pintou o seu primeiro quadro, em 1904, chamado Sagrado Coração de Jesus.

Ao retornar para o Brasil, acabou se casando com André Teixeira Pinto, com quem teve sua única filha, chamada Dulce — que faleceu poucos anos antes de sua mãe.

Já em 1918, conheceu a também artista Anita Malfatti, que lhe apresentou outros pintores modernistas. Mais tarde, ao lado de Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, formaram o famoso Grupo dos Cinco. 

Devido à proximidade entre os artistas, Tarsila e Oswald começaram a passar mais tempo juntos, o que resultou no namoro. No entanto, o casal só oficializou o matrimônio em 1926, no mesmo ano em que ela fez sua primeira exposição individual em Paris. O quadro Abaporu foi um presente de aniversário ao amado.

Da esquerda para a direita: Pagu, Elsia Lessa, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Eugênia Álvaro Moreyra em época posterior à Semana da Arte Moderna de 1922 / Crédito: Domínio Público, via Wikimedia Commons

Entretanto, em 1929, a pintora descobriu que o então marido tinha a traído com a escritora Pagu. Na época, a autora era considerada a musa dos modernistas e frequentava a casa de Tarsila. Com o choque da traição, a artista decidiu separar-se do esposo.  

Carreira profissional

Os ilustres quadros da modernista são marcados por formas geométricas, cores vibrantes e traços gigantes. Além disso, temáticas nacionais sempre fizeram parte de seus memoráveis trabalhos.

Em 1929, fez sua primeira exposição individual no Brasil. Já em 1933, pintou o quadro Operários, apresentando uma temática social. Em seguida, ilustrou o mesmo tema nas obras Segunda Classe, Costureiras e Orfanato.

Em 1951, participou da 1ª Bienal de São Paulo e na 7ª edição do evento ganhou uma sala especial chamada de Retrospectiva de Tarsila.

Atualmente, o quadro Abaporu é considerado uma de suas maiores obras e está sob a posse do empresário Eduardo Constantino, dono do Malba (Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires). Além disso, a tela compõe o acervo permanente deste espaço cultural.

Momentos finais 

Na fatídica madrugada do dia 17 de janeiro de 1973, o Brasil recebia a notícia da morte da ilustre pintora Tarsila do Amaral.

Após dar entrada no hospital Beneficência Portuguesa, a artista foi internada às pressas em decorrência de uma pedra na vesícula.

No entanto, devido a complicações geradas pela cirurgia, a pintora não resistiu, vindo a óbito, aos 87 anos, naquela triste noite.  


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon

Tarsila popular, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/2J5oDrT

Tarsila: sua obra e seu tempo, de Aracy A. Amaral (2010) - https://amzn.to/3a4lnsV

Tarsila Do Amaral, de Angela Braga (1998) - https://amzn.to/2QtY43L

Contando a arte de Tarsila do Amaral, de Angela Braga-Torres (2018) - https://amzn.to/2J1RP34

Tarsila do Amaral: a modernista, de Nádia Battella Gotlib (2018) - https://amzn.to/2UdZpg8

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também