Inovações tecnológicas e conquistas históricas: A importância da Ciência brasileira
Aventuras Na História
Os estudos da ciência no Brasil ganharam destaque a partir do século 21 com a criação de academias de letras, jardins botânicos, escola de medicina e de engenharia, museu, institutos históricos e politécnicos, avançando com a criação de escolas ligadas à área da saúde pública com o Instituto Osvaldo Cruz.
No século 20, com investimentos públicos do governo brasileiro na área científica nasceram os institutos de financiamento de pesquisa como o CNPQ e o CAPES, e o Ministério da Ciência e Tecnologia, uma importante reivindicação dos pesquisadores.
Nada mais oportuno do que mencionar o cientista César Lattes e sua contribuição ao desenvolvimento do segmento científico no Brasil. Considerado um herói nacional por suas descobertas, é referenciado na enciclopédia biográfica de ciência e tecnologia de Isaac Asimov’s, bem como a plataforma virtual, principal base de dados de currículos, grupos de pesquisas e instituições cientificas do país oi batizada com seu nome.
Cabe lembrar aqui que César Lattes trabalhou na pesquisa que descobriu a partícula subatômica meson pi, que levou à concessão do Prêmio Nobel de Física de 1950 ao líder da pesquisa Cecil Power.
Também teve importante participação pela criação do CNPq. Outro importante nome é o de Jayme Tiomno, físico nuclear brasileiro. Ele atuou, especialmente, no estudo de partículas elementares e como colaboração de vários pesquisadores premiados com o Nobel.
A ciência brasileira vem evoluindo sobremaneira, apesar da falta de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento. São muitas as conquistas da ciência brasileira na saúde, na educação, e tantas outas áreas, que estão evoluindo em tecnologia e inovação.