Jogos Olímpicos: Imprensa norte-americana cria ranking de medalhas alternativo, com EUA no topo
Aventuras Na História
Uma contagem alternativa da imprensa dos Estados Unidos ao quadro de medalhas atualizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) está chamando atenção pela tentativa de destaque; grandes jornais e veículos de comunicação do país norte-americano estão ranqueando os países com mais pódios deixando de lado o peso individual das medalhas.
De acordo com o portal G1, publicações impressas, como "The New York Times" e "The Washington Post", além de emissoras de TV, como a Fox News, estão posicionando os EUA no topo do ranking pela contagem total de medalhas — ao contrário da oficial, onde está em segundo lugar por ter menos medalhas de ouro que a China.
Uma das representações que mais chamou atenção foi promovida pelo Yahoo News, que representou o número de ouros, pratas e bronzes ganhos pelos países em barras, mas produziu uma barra maior para os ouros dos EUA em comparação com a da China, que tinha cinco ouros a mais.
Em ordem decrescente, as medalhas de melhores colocações possuem valores específicos, priorizando o ouro e a prata em relação ao quadro total de medalhas.
Na manhã desta quinta-feira, o Brasil totalizou 16 medalhas, sendo 4 ouros, 4 pratas e 8 bronzes, no 16º lugar. Caso repetisse o ranking norte-americano, estaria em 14º por mais conquistas do que Cuba e Hungria, que possui menos medalhas, mas um ouro a mais.