Ministro russo morre ao tentar salvar vida de cinegrafista durante treino
Aventuras Na História
Ministro de Situações de Emergência da Rússia desde 2018, Yevgeny Zinichev fazia parte de um treinamento de 6 mil pessoas no Ártico quando algo trágico aconteceu, nesta quarta-feria, 8. Ao tentar salvar a vida de um cinegrafista, o homem de 55 anos faleceu.
Segundo a agência Tass, tudo aconteceu enquanto Zinichev, que já foi segurança de Vladimir Putin, supervisionava o treinamento das equipes de socorros. De repente, o cinegrafista, diretor e roteirista Alexander Melnik, de 63 anos, precisou de ajuda.
Em seu Telegram, a editora-chefe do canal de televisão RT, Margarita Simonian, explicou que Zinichev "estava à beira de um penhasco com um cinegrafista que escorregou e caiu na água". O socorro, então, tornou-se uma obrigação e prioridade para o ministro.
"Ninguém teve tempo de entender o que estava acontecendo quando Zinichev pulou na água atrás do homem que caiu e se espatifou nas rochas", explicou Simonian, pontuando que, assim como Zinichev, o cinegrafista também não sobreviveu à queda.
Ele não hesitou um momento em agir, não como ministro, mas como homem comum, como salvador que realizou um ato heróico", declarou o vice-ministro da pasta de Zinichev, Andrei Gourovich.
Em comunicado oficial, o Kremlin lamentou a “trágica morte” do ministro, afirmando que “o presidente Putin expressou suas sinceras condolências" aos familiares e amigos de Yevgeny Zinichev. Por fim, a nota ainda pontuou que o líder russo e o ministro eram "ligados por muitos anos de trabalho em comum".