O dia em que Diana correu com outras mães na escola de Harry
Aventuras Na História
Diana, a princesa de Gales, além de ter sido uma humanitária exemplar, admirada em todo o mundo, era uma mãe extraordinária. Desde quando deu à luz a William, em 1982, Lady Di quebrou regras da corte da Elizabeth II para manter os filhos ao seu lado.
Entre decidir levar as crianças em viagens e compromissos reais ao redor do globo, algo que se destacou na maneira que Diana criava os meninos foi a escolha de matriculá-los em uma escola comum, fora das propriedades do palácio. Até aquele momento, todos os pequenos da realeza britânica eram educados em casa, como foi o caso de Elizabeth II.
Para Diana, no entanto, o protocolo parecia ultrapassado. A princesa queria que William e Harry, que nasceu em 1984, tivessem uma infância normal — na medida do possível. Os desafios da monarquia eram muitos, e Lady Di se esforçava para colocar os meninos em primeiro lugar.
Seu amor por ambos era tanto que uma das fotos mais icônicas da princesa aconteceu na Wetherby School, escola que Harry frequentava ainda nos seus primeiros anos. A instituição estava comemorando o Dia do Esporte e planejou um evento para os pais; Diana, sem dúvidas, marcou presença.
A foto de Diana correndo
É raro alguém que nunca tenha visto a foto da princesa Diana descalça, usando um blazer preto e uma saia bege, correndo ao lado de outras mães em um gramado. O episódio ocorreu em 1991, quando o príncipe Harry tinha apenas sete anos.
Segundo a revista Harper's Bazaar, é comum que as escolas organizem um evento para os alunos no Dia do Esporte. É uma maneira de colocar os pais e os filhos para fazerem atividades juntos, além de ser algo tradicional na Inglaterra.
Mesmo estando sempre sob os holofotes, sendo perseguida pela mídia em todos os lugares em que frequentava, a princesa de Gales usou a oportunidade para mostrar que sua função como mãe era a mais importante de sua vida.
Lady Di não venceu a corrida do Dia do Esporte, mas colocou todo seu esforço e é aparente sua vontade de competir. Vídeos do momento circulam na internet e são prova da naturalidade da filantropa em tarefas cotidianas.
Naquela época, Diana e Charles já enfrentavam crises no casamento. A relação jamais fora calma e ambos passavam mais tempo separados do que juntos, além disso, as relações extraconjugais do primogênito de Elizabeth II contribuíram para o declínio do matrimônio.
Quase um ano mais tarde, em 1992, o casal real se separaria em meio a acusações polêmicas e rivalidade. Embora não estivessem vivendo mais na mesma casa, o divórcio oficial só saiu bem depois, em 1996.
Ainda assim, Diana continuava a ver os filhos e compartilhar a guarda com o príncipe de Gales. Entre férias, abraços e momentos de saudade, Lady Di esteve presente na vida de Harry e William até seus últimos dias.