O golpe na cabeça que revelou um gênio da matemática: a curiosa saga de Jason Padgett
Aventuras Na História
Durante a juventude, Jason Padgett adorava frequentar lugares regados de bebidas alcoólicas e se relacionar com diferentes mulheres. Contudo, sua vida mudou por completo na noite de 13 de setembro de 2002.
Na ocasião, o rapaz foi brutalmente agredido por outros dois homens. Todavia, após o episódio ele não se sentia mais o mesmo, algo havia mudado.
O golpe na cabeça
Em entrevista ao programa Outlook, serviço mundial da BBC, Jason Padgett disse que antes do ataque levava uma vida superficial. Naquela fase nada o interessava, a não ser bebidas e mulheres.
Minha vida consistia em sair para bares em busca de garotas, beber, ir ao trabalho no dia seguinte com ressaca... Eu fazia isso de seis a sete noites por semana", revelou o homem ao serviço da BBC.
Na noite em que foi atacado, ele disse lembrar que tinha saído para um karaokê com uma amiga e o então companheiro dela. Após sair do estabelecimento, foi golpeado na cabeça de forma repentina.
Durante o ataque, sua amiga entrou em choque e o companheiro dela saiu correndo. Já as demais pessoas presentes na situação só observaram, mas não fizeram nada.
Conforme disse Padgett ao programa, os homens o assaltaram e depois fugiram. Em seguida, ele foi levado ao pronto socorro mais próximo, onde foi diagnosticado com uma concussão e sangramento no rim.
O 'nascimento' de um gênio
Tempos depois, o rapaz desenvolveu transtorno obsessivo compulsivo (TOC). A vítima passou a ter medo de sair de casa e desenvolveu uma obsessão por limpeza.
Eu tinha um medo irracional de germes, lavava minhas mãos centenas de vezes por dia", revelou ao serviço da BBC.
Durante três anos, Padgett viveu desta forma. Contudo, ele começou a perceber coisas que passavam despercebidas antes do episódio brutal.
Tudo parecia ligeiramente pixelado, as nuvens, o sol... Observava a água escoar pelo ralo e via tangentes, com linhas como ondas, que se cruzavam", disse o rapaz.
Tal fato o deixou curioso, motivo que o levou a pesquisar sobre geometria fractal, uma teoria matemática impulsionada pelo francês Benoit Mandelbrot. A partir disso, ele passou a desenhar figuras fractais.
O diagnóstico e a mudança de vida
Conforme Padgett, a descoberta o motivou a querer sair de casa e procurar ajuda médica para tratar o TOC. Além disso, ele procurou outro especialista para entender porque ele conseguia ‘ver’ a matemática.
Os exames detectaram que ele tem a síndrome do sábio — ou savant. Além disso, possui sinestesia, ou seja, um distúrbio em que os sentidos são misturados.
Jason Padgett, por sua vez, deu a volta por cima e mudou de vida. A partir disso, ele escreveu o livro ‘Struck by genius’ (‘Golpeado pela genialidade’, em tradução livre) e viajou o mundo contando a sua história.
Dada a repercussão do caso, um de seus agressores chegou a contatá-lo e se desculpar pelo episódio. A vítima o desculpou e revelou ao programa Outlook, que embora o ataque tenha lhe causado dores durantes anos, também mudou sua vida por completo.