Obra conta a saga de cinco diretores de cinema que se arriscaram nos campos de batalha
Aventuras Na História
John Huston. William Wyler. George Stevens. Frank Capra. John Ford. Cinco grandes diretores do cinema americano na Segunda Guerra Mundial. O que eles fizeram, o
que filmaram e aquilo que ocultaram está, nos mínimos detalhes, no livro Cinco Voltaram, do escritor Mark Harris.
Eles deixaram o glamour dos estúdios nos Estados Unidos e foram se arriscar nos campos de batalha. A missão tinha um patrocinador, o Departamento de Guerra americano, sob o governo de Franklin Roosevelt. Os cineastas estavam empolgados.
Ingenuidade? Militância política? O que pensavam do presidente? O que enfrentaram para filmar em meio ao horror e à brutalidade da guerra? Que batalhas se propuseram a mostrar? A dos inimigos, dos aliados ou a real? O processo envolveu acusações, frustrações… rendeu Oscars.
Foram quatro anos de filmagem em diversos sets. Os diretores passaram pela Itália, França, Bélgica, norte da África. Foram alvo de polêmicas e reações apaixonadamente patriotas do público americano.
Os cinco anos de pesquisa do autor Mark Harris trazem à tona o panorama sobre um cinema que influenciou os rumos da Segunda Guerra e por ela foi influenciado. Uma indústria que alimentou e, como defende o escritor, ainda alimenta o imaginário americano.