Home
Notícias
Passagem Literária: Embaixo da Avenida Paulista, um local rico em cultura que muitos não conhecem
Notícias

Passagem Literária: Embaixo da Avenida Paulista, um local rico em cultura que muitos não conhecem

publisherLogo
Aventuras Na História
27/06/2021 12h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14523386/original/open-uri20210627-18-tmwjpw?1624795594
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na pressa do dia a dia, algumas manifestações artística podem passar despercebidas, como um grafite diferente em uma determinada rua, uma apresentação ao ar livre, entre outros. Mas fato é: sem a arte a vida teria menos cor, menos movimento. 

Embora às vezes as manifestações culturais não sejam devidamente notadas, elas são fundamentais para contar a história de um povo, de uma região e até mesmo histórias pessoais. 

São Paulo, a famosa terra da garoa, é a pura representação artística. A cidade onde os grafites ganham vida. Onde as luzes dos carros e prédios sempre tem algo a dizer.  

Localizada no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, a Passagem Literária cumpre esse papel. O ambiente tranquilo em meio ao caos urbano, é na verdade um espaço cultural e artístico subterrâneo, que muitos não conhecem.

De degradação a símbolo cultural 

Segundo a Veja, o local foi inaugurado durante a década de 1970. Entretanto, durante um tempo, a aparência suja e degradada do espaço afastava os visitantes.

Revistas e livros no sebo permanente / Crédito: Victória Gearini

 

“Antes as pessoas tinham medo de passar aqui”, disse a então representante da associação, Odete Carvalho, em entrevista à Veja. 

Em 2005, a prefeitura de São Paulo convidou a Associação Via Libris para administrar a Passagem Literária. A partir disso, a organização transformou o ambiente antes não bem visto, em um local que hoje é visto como símbolo de cultura e arte da cidade. 

Arte em meio ao caos 

Logo na entrada do túnel é possível se deparar com cartazes de grandes nomes que impactaram a História, como Hilda Hilst, Martin Luther King e Ferreira Gullar. Alguns dos outros grafites foram assinados, ainda, por artistas renomados, como Cranio, Titi Freak e Mundano

É possível se deparar, ainda, com um cartaz autografado pelos atores do filme francês Perdidos em Paris. Conforme a Veja, em 2017, algumas cenas da produção foram repetidas na Passagem Literária.

Grafite da Passagem Literária, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

 

No interior, há exposições de artes plásticas, fotografias, shows e performances, segundo o Catraca Livre. Além disso, o local conta com um sebo permanente, com livros e revistas atemporais. 

Devido a importância para a cidade de São Paulo, a passagem já foi palco para vários outros eventos, como memoráveis apresentações de trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso.

Repleto de atividades interativas, o espaço é perfeito para quem busca fugir do caos urbano e, ao mesmo tempo, deseja mergulhar em um universo em que só há lugar para arte e cultura. 

Confira abaixo mais imagens da Passagem Literária.

Escadaria da Passagem Literária / Crédito: Victória Gearini

 

Grafite no interior do espaço, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

 

Colagens de revistas na parede da passagem, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

 

Arte em exposição, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

 

Entrada do espaço / Crédito: Victória Gearini

 

Grafite no interior do local, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

 

Artes no interior do local, em 2019 / Crédito: Victória Gearini

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também