Pesquisadora da USP lança livro sobre crimes virtuais contra as mulheres
Aventuras Na História
Recém-lançada pela Editora Telha, a obra 'Caiu na Net: Nudes e Exposição de Mulheres na Internet', da antropóloga e pesquisadora da USP, Beatriz Accioly Lins, apresenta o aumento de denúncias em delegacias com relação ao vazamento de imagens íntimas.
Segundo a antropóloga, boa parte das vítimas são mulheres, que tem fotos íntimas expostas nas redes sociais. Muitas delas sofrem, ainda, ameaças e chantagens em decorrência da exposição ilegal.
A partir de relatos de vítimas, conversas com ativistas, gestores públicos, juristas, jornalistas e pesquisadores, a autora revela as consequências para a saúde física e mental de mulheres que têm seus nudes vazados na internet.
"A tipificação penal em 2013, quando houve o ‘boom’ dos celulares no país, dificultava o trabalho da polícia. À época, pegamos emprestado o termo ‘pornografia de vingança’ da língua inglesa, na falta de termos uma nomenclatura nossa", disse a pesquisadora.
Além disso, no decorrer do livro, a escritora explica quais medidas jurídicas devem ser tomadas pelas vítimas nestes casos.
"Após acompanhar, para minha tese de doutorado, a rotina dentro de duas delegadas de defesa da mulher, percebi o aumento dos registros de ameaças e chantagens ligados às novas tecnologias, principalmente o uso dos smartphones ”, disse Beatriz Accioly Lins.
Disponível na Amazon em versão física, 'Caiu na Net: Nudes e Exposição de Mulheres na Internet', em suma, é fundamental para todas pessoas que buscam compreender o machismo iminente na nossa sociedade, e os perigos da internet.