TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Príncipe Charles diz desconhecer transações que envolvem polêmica na realeza
Notícias

Príncipe Charles diz desconhecer transações que envolvem polêmica na realeza

publisherLogo
Aventuras Na História
07/09/2021 18h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14670161/original/open-uri20210907-18-5z9n7o?1631042737
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Diante das acusações envolvendo seu nome, o então assessor do príncipe Charles, Michael Fawcett, renunciou ao seu cargo de executivo-chefe da Prince’s Foundation no último sábado, 4. Agora, um porta-voz da Clarence House, residência oficial do herdeiro britânico, afirmou que o príncipe “não tem conhecimento das transações” do assessor.

Acontece que, segundo o jornal The Times, Fawcett teria garantido a maior condecoração britânica ao magnata saudita Mahfouz Marei Mubarak bin Mahfouz, em troca de doações milionárias aos projetos de interesse da Prince’s Foundation, entidade criada por Charles.

Quando questionado sobre o caso na última segunda-feira, 6, contudo, o ex-assessor do herdeiro do trono britânico permaneceu em silêncio. O problema é que, de acordo com a mídia britânica, o empresário saudita realmente foi condecorado em meados de 2016.

Ao contrário do que representantes de Charles afirmaram, todavia, o Times afirma que o príncipe sabia “100%” sobre o acordo. Em entrevista ao jornal, um corretor, descrito como um “conselheiro remunerado de Mahfouz", afirmou que o primogênito da Rainha Elizabeth II teria se encontrado com o empresário saudita em 2014 e 2015.

Frente ao escândalo, a Prince’s Foundation, entidade que administra as ações beneficentes de Charles, iniciou uma investigação interna para avaliar o caso. Em comunicado, a organização afirmou que “o Príncipe de Gales não tem nenhum conhecimento da oferta de honras ou de cidadania britânica feita com base em doação para suas instituições de caridade e apoia totalmente a investigação em andamento”.

Para Graham Smith, executivo-chefe do grupo anti-monarquista Republic, entretanto, “é difícil acreditar que Charles não estava ciente desses arranjos ou promessas [de seu assessor]”. Por isso, inclusive, ele decidiu denunciar não apenas Michael Fawcett, como o próprio príncipe Charles à Scotland Yard, por suposta violação da Lei de Honras.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também