Prisioneiro corta o pescoço durante julgamento em tribunal na Bielorrússia
Aventuras Na História
Um prisioneiro bielorrusso chamou atenção durante um julgamento conturbado após detido durante protestos no país no ano passado.
Stepan Latypov, 41, tentou cortar o próprio pescoço ao descobrir, em sua audiência, que seus vizinhos e familiares serão investigados e processados caso ele não se declare culpado pelos atos.
As informações da Reuters foram republicadas pelo portal UOL, explicando que o grupo ativista da qual o homem faz parte, o Viasna-96, deu os principais detalhes do ato; ao notar que seu pai acompanhava o julgamento, ele relatou ter sofrido torturas durante 51 dias e que temia que o pai tivesse o mesmo destino.
Após a explicação, desferiu um golpe contra a garganta usando um artefato cortante de tamanho semelhante ao de uma caneta, iniciando um sangramento intenso no tribunal, tendo de ser conduzido a uma ambulância por paramédicos. O grupo e a imprensa local apontam que Stepan conseguiu sobreviver.
Fontes da agência de notícia acrescentam que o objeto cortante estava guardado na boca do detido e que os guardas que acompanhavam o julgamento não conseguiram abrir a cela onde Latypov acompanhava a sentença a tempo de interromper os cortes — alcançando o rapaz somente após o desmaio.