Home
Notícias
Publicada 32 anos depois: A carta que revelou uma dívida histórica de Paul McCartney
Notícias

Publicada 32 anos depois: A carta que revelou uma dívida histórica de Paul McCartney

publisherLogo
Aventuras Na História
04/08/2021 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14576769/original/open-uri20210804-674-11c0z67?1628105425
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em março de 2021, os fãs dos eternos Beatles tiveram a oportunidade de conhecer mais um episódio curioso do lendário quarteto após a divulgação de materiais inéditos provenientes do acervo de um de seus membros.

Através de um portal de leilões, parte dos manuscritos de Paul McCartney foram revelados — entre eles, rascunhos de composições, cartas pessoais e, em especial, uma curiosa correspondência à mão do baixista sobre um episódio que antecede o sucesso mundial do grupo.

Apesar de ter sido redigida em 1989, a história por trás do acaso contado no enredo se passa entre a virada do ano de 1958 e 1959, chamando atenção dos fãs mais fanáticos, que ofertaram o papel contendo a passagem sobre uma dívida antiga por 6 mil euros (aproximadamente R$ 47 mil).

Dívida antiga

De acordo com informações da revista norte-americana New Music Express, posteriormente repercutidas pela Rolling Stone Brasil, a carta é direcionada a uma mulher identificada como Irene Brierley, dona de uma fazenda localizada em Harlech, no País de Gales, que teria tentado alcançar o astro durante anos.

O tema de Irene era o empréstimo de um cobertor, feito trinta anos antes da chegada da correspondência, relembrando uma história pessoal de McCartney; ao lado do colega de banda George Harrison, o astro visitou a propriedade da senhora durante o período que compreende férias.

Mantendo uma amizade com John, que é filho de Brierley, os artistas passaram a matar o tempo com sinuca e até mesmo apreciando clássicos do Rei do Rock, Elvis Presley, segundo John em entrevista ao Tracks, que preserva memórias da banda e itens, incluindo a curiosa carta.

A carta redigida por Paul / Crédito : Divulgação/Tracks

 

O pedido de desculpas

Contudo, o que realmente resultou na icônica carta aconteceu no término do verão de 1959 — isso porque enquanto deixavam o local, os artistas acabaram levando um dos cobertores dos familiares de John. E foi assim que Paul acabou recebendo uma carta diretamente enviada por Irene, que cobrava a devolução.

Cordialmente, a resposta do astro se deu já quando era um artista consolidado e, longe de problemas com dinheiro, fez questão de cobrir a perda: "Cara Sra. Brierley. Sua carta chegou até mim, eventualmente, e lamento saber sobre minha 'dívida'! Lembro-me bem do tempo em Harlech e espero que o cheque anexo resolva nossas diferenças de dinheiro," respondeu McCartney.

Na correspondência de Irene, o astro ainda foi atualizado sobre a vida na fazenda onde passara a adolescência durante a viagem, descobrindo a morte do companheiro da caseira: "Desculpe o garrancho, porque tento escrever isso em um trem expresso saltitante! Lamento muito saber do seu marido - ele era um homem muito bom. Por favor, dê meus sentimentos aos seus meninos. Atenciosamente, Paul McCartney”.


 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também