Home
Notícias
Relembre a incrível descoberta da tumba do sacerdote Wahtye no Egito
Notícias

Relembre a incrível descoberta da tumba do sacerdote Wahtye no Egito

publisherLogo
Aventuras Na História
07/08/2021 12h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14589739/original/open-uri20210807-18-12df7ov?1628337871
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em dezembro de 2018, a descoberta de uma tumba egípcia surpreendeu especialistas. O local tinha seu interior ricamente decorado e, ainda por cima, estava em ótimas condições de preservação. 

Segundo divulgado pelo Ministério das Antiguidades do Egito na época, o sepulcro foi datado em mais de 4 mil anos e estava localizado em Saqqara, perto do Cairo. 

Mais especificamente, os pesquisadores foram capazes de identificar que a sepultura pertencia ao período em que a chamada 5ª dinastia controlava o Império Egípcio, o que ocorreu entre 2.500 e 2.300 a.C. 

Já o governante que estava no poder no momento em que o túmulo fora fechado era o Faraó Neferirkare, que foi o terceiro membro dessa poderosa dinastia.

Alto escalão  

O corpo encontrado na tumba, por sua vez, pertencia a um sacerdote “de alta patente” chamado “Wahtye”. As paredes de dez metros de altura da câmara estão repletas de pinturas em alto relevo. 

Muitas mostram o egípcio com sua família: em algumas, ele está com sua esposa, Weret Ptah, e em outras, com sua mãe Merit Meen, de acordo com o que o National Geographic divulgou naquele ano. 

O sacerdote e sua esposa / Crédito: Divulgação/ Ministério de Antiguidades do Egito

 

"A cor está quase intacta, embora a tumba tenha quase 4.400 anos”, afirmou secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, durante uma coletiva de imprensa repercutida pelo veículo internacional. 

Outras pinturas retratavam atividades cotidianas da época, como caça, oferendas a deuses, navegação e produção de objetos de cerâmica. 

"O resto da decoração é feito de cenas destinadas a recriar magicamente o ambiente no outro mundo, em particular a produção de alimentos para sustentar os mortos por toda a eternidade, e seu recebimento de ofertas”, relatou Aidan Dodson, um egiptólogo da Universidade de Bristol, em entrevista ao National Geographic. 

Pinturas de cenas do cotidiano / Crédito: Divulgação/ Ministério de Antiguidades do Egito

 

As inúmeras estátuas presentes dentro da tumba também chamam atenção. 18 nichos maiores nas paredes são preenchidos por 24 esculturas também representando o homem religioso e seus familiares, enquanto 26 nichos menores e próximos ao chão contêm estatuetas do que parece ser um escriba. 

Ainda segundo Dodson, a quantidade de esculturas e sua grande variedade é um dado inusual a respeito da sepultura. 

Estátuas no interior da tumba / Crédito: Divulgação/Youtube/Netflix

 

A descoberta foi empolgante não só pelos elementos que foram imediatamente revelados, mas também pelo fato de haver alguns poços lacrados dentro do local. 

Vale lembrar que o sítio arqueológico de Saqqara foi também cenário de outros achados valiosíssimos nos últimos anos, como a escavação de sete túmulos também em 2018, o que havia ocorrido apenas um mês antes da tumba do sacerdote ser encontrada. 

Em outubro de 2020, a Netflix chegou a criar um documentário em que faz um “tour” pelo local de descanso de Wahtye e ainda se aprofunda no que os especialistas sabem sobre a história de vida do egípcio. A produção é chamada “Os Segredos de Saqqara”.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também