TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Telescópio Hubble captura efeito previsto por Albert Einstein
Notícias

Telescópio Hubble captura efeito previsto por Albert Einstein

publisherLogo
Aventuras Na História
25/08/2021 23h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14649396/original/open-uri20210825-19-12iukaf?1629934192
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou uma imagem impressionante, produzida pelo telescópio Hubble. Acontece que, segundo o Olhar Digital, a foto comprova a aplicação física de um fenômeno previsto por Albert Einstein.

Registrado pelo equipamento, trata-se do chamado efeito de “lente gravitacional”, um evento relacionado à gravidade que conhecemos. Com ele, a luz do espaço é distorcida o suficiente a ponto de permitir que o espaço-tempo torne-se “visível”. Foi esse o conceito identificado pelo físico alemão Albert Einstein em meados de 1912.

Muito além de uma teoria, todavia, o fenômeno pode ser observado na fotografia tirada pelo Hubble. Na imagem, um círculo composto por dois pontos centrais, ambos galáxias, e outros quatro pontos menores que parecem estar girando chama a atenção.

Fotografia tirada pelo telescópio Hubble / Crédito: Agência Espacial Europeia (ESA)

 

É nesse sistema que se aplica a lente gravitacional, já que os seis pontos que vemos, na verdade, são apenas três. Segundo o Olhar Digital, a ilusão acontece porque o peso causado pela massa das duas galáxias é tão grande que a luz gerada por um quasar que gira em torno delas acaba sendo distorcida e amplificada, formando um círculo.

Muito além de criar fenômenos curiosos, contudo, a lente gravitacional é de extrema importância para os cientistas, já que pode ter diversas aplicações no estudo do espaço. Como, teoricamente, tudo que tem massa pode se tornar uma lente, o efeito nos permite mensurar o peso de uma galáxia ou identificar um buraco negro, por exemplo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também