Home
Sports
CBF propõe final da Libertadores 2024 nos EUA
Sports

CBF propõe final da Libertadores 2024 nos EUA

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
26/10/2023 17h21
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15841187/original/Design_sem_nome_%283%29?1698344049
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu não se candidatar a sediar as finais da Libertadores e da Sul-Americana em 2024. Em contrapartida, a entidade fez uma proposta à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para realizar a decisão do principal torneio continental nos Estados Unidos no próximo ano.

De acordo com o UOL, a ideia foi apresentada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, durante uma reunião em outubro. Além disso, a confederação formalizou a sugestão por meio de um documento enviado à entidade sul-americana.

Essa proposta da CBF surgiu em resposta a uma consulta feita pela Conmebol às federações nacionais sobre quem gostaria de se candidatar para sediar a final da Sul-Americana e da Libertadores. Esse é o primeiro passo do processo de seleção da sede dos dois jogos.

Consciente de que não receberia a final da Libertadores em 2024 devido ao fato de o Maracanã já ter sido escolhido como local da decisão deste ano, no jogo entre Fluminense e Boca Juniors, no dia 4 de novembro, a CBF optou por não se candidatar para receber a Copa Sul-Americana.

Os argumentos levantados por Ednaldo Rodrigues ao sugerir levar a final para os EUA são os seguintes: 1) haveria um maior retorno financeiro, beneficiando as federações nacionais; 2) aproveitaria o crescimento do futebol no país, que sediará a Copa do Mundo de 2026, para divulgar a competição; 3) a Conmebol já organizará a Copa América no território americano no próximo ano, em parceria com a Concacaf.

Ao ouvir essa proposta, Alejandro Dominguez indicou que seria necessário dar oportunidade a outros países sul-americanos para receber a final. No entanto, nada está definido quanto à escolha da sede da final de 2024.

Vale ressaltar que a Argentina ainda não sediou uma final da Libertadores desde que foi implementado o modelo de partida única. Brasil, Uruguai, Peru e Equador já foram anfitriões da partida decisiva do torneio.

Final no Maracanã

Na semana passada, Dominguez e Rodrigues se reuniram para discutir a organização da final no Maracanã. A Conmebol não abriu mão de ter o estádio fechado por 13 dias, o que impossibilitou a realização de um jogo do Flamengo nesse período. Agora, a CBF busca encontrar uma solução para a data da partida.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também