Aposentada perde R$ 60 mil em golpe bancário por telefone
Tecmundo
Uma mulher de 78 anos de idade, que mora em Santos (São Paulo), foi vítima de um golpe bancário por telefone cujo prejuízo pode chegar a R$ 60 mil. A ação ocorreu em julho e só foi descoberta após ela notar um PIX de R$ 24,7 mil em sua conta.
De acordo com o G1, a professora aposentada Inazeli Azevedo recebeu o telefonema de uma suposta funcionária do Banco do Brasil (BB), do qual é cliente, informando sobre a tentativa de acesso indevido à sua conta. Ela foi ao caixa eletrônico tentar mudar a senha, mas não conseguiu, e resolveu procurar a agência.
Na nova visita, Inazeli mudou a senha e fez o cadastro biométrico, mas ao sair do banco recebeu mais uma ligação da mulher que se apresentava como funcionária. Desta vez, a aposentada foi orientada a ativar o “módulo de segurança”, realizando vários procedimentos no caixa eletrônico.
A mulher foi orientada pela falsa funcionária a realizar as operações no caixa eletrônico.
Em seguida, ela tentou efetuar pagamentos em uma farmácia, mas as operações foram negadas. Desconfiada, ela abriu o app do banco e descobriu uma transferência via PIX em seu nome de R$ 24,7 mil, além de notar que todo o limite do cartão e de empréstimo haviam sido gastos, bem como o cheque especial.
Estelionato
Após ter sido vítima do golpe que pode resultar na perda de R$ 55 mil a R$ 60 mil, incluindo os demais valores roubados, a cliente fez um pedido de contestação ao banco, inicialmente negado, mas recorreu e aguarda posicionamento do BB. Ela também registrou boletim de ocorrência e o caso será investigado como estelionato.
Segundo o BB, o processo de contestação será analisado por sua área técnica, que definirá sobre as responsabilidades das partes e o ressarcimento ou não dos valores contestados. A instituição afirma que não solicita senhas nem dados pessoais por ligação telefônica, e-mail, SMS ou WhatsApp.