Feito de queijo, ouro e fungo: qual é o sorvete mais caro do mundo?

Aventuras Na História






O Guinness Book (Livro dos Recordes, em português) anunciou recentemente qual é o sorvete mais caro do mundo: trata-se de um gelato de sabor "cavaleiro branco" produzido pela marca japonesa Cellato.
Vendida por 31,6 mil reais a porção, a sobremesa de preço exorbitante possui uma receita curiosa envolvendo fungos, queijos naturais, uma pasta alcoólica e um metal precioso.
Segundo divulgou a CNN, a lista de ingredientes do sorvete inclui trufas brancas (um luxuoso fungo importado da Itália), queijo Parmigiano Reggiano (que também é italiano, sendo conhecido como o "parmesão original"), borra de saquê (uma bebida alcoólica fermentada típica do Japão) e folhas de ouro.
Levamos mais de 1,5 anos para desenvolver, com muitas tentativas e erros para obter o sabor certo (...) Alcançar um título do Guinness World Records fez o esforço valer a pena", afirmou a Cellato em nota.
Experiência gastronômica

O sorvete foi criado pelo chef de cozinha japonês Tadayoshi Yamada, que é especialista em combinar ingredientes inusitados para surpreender o paladar de seus clientes.
O "cavaleiro branco" foi descrito ainda pela equipe de provadores da Cellato como "rico em sabor e textura", conforme informou o Guinness Book.
Eles comentaram que a fragrância robusta da trufa branca enche a boca e o nariz e é seguida pelos aromas frutados e complexos do Parmigiano Reggiano. A borra de saquê finaliza a gloriosa experiência de degustação", detalhou a entidade através de um comunicado.
Vale mencionar que, também de acordo com a CNN, a Cellato já está planejando outros produtos de sabores diferenciados, com champanhe e caviar sendo considerados para receitas futuras.


