5 produtos da Nintendo que deram errado
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4361/thumb/33GIGA.png)
33giga
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Em 2023, a venda de consoles movimentou US$ 56,1 bilhões no mundo – quase um terço do faturamento do mercado global de games de US$ 187,7 bilhões. Os dados da consultoria Newzoo apontam que a Nintendo é a terceira maior fabricante de videogames. A popularidade, no entanto, não a impede de arriscar em lançamentos. Tanto é que a empresa japonesa coleciona não apenas sucessos, mas fracassos. Relembre cinco produtos da Nintendo que deram errado.
1. R.O.B.
Em 1985, o Robotic Operating Buddy – carinhosamente chamado de R.O.B. – foi lançado pela Nintendo como acessório para o Nintendo Entertainment System (NES). A proposta era que o robô atuasse como segundo jogador. O problema é que funcionava apenas com dois títulos (Gyromite e Stack-Up), era complicado de configurar e movia-se lentamente. Foi silenciosamente descontinuado anos depois, mas ainda vive como personagem de Super Smash Bros.
https://www.youtube.com/watch?v=hrUMC84GFZE&ab_channel=gamesyouloved
2. Virtual Boy
Antes do boom dos óculos inteligentes existiu o Virtual Boy, uma experiência de realidade virtual da Nintendo lançada em 1995. Com duas telas formando um óculos apoiado sobre um tripé, o portátil oferecia gráficos 3D para jogos como Mario’s Tennis e Red Alarm. A aposta futurista, por sua vez, acabou se tornando um grande fracasso da companhia. Isso porque, além de ser desconfortável usá-lo, o gadget causava enjoo, náusea e tontura nos usuários.
https://www.youtube.com/watch?v=17euo2DzBZI&ab_channel=RPGsForRaccoons
3. iQue Player
Nos anos 2000, a China ainda proibia a distribuição de consoles fabricados no exterior – norma que caiu em 2014. Para poder atuar no mercado, contudo, a Nintendo uniu forças com a empresa local iQue. A parceria deu origem ao iQue Player, um dispositivo em forma de controlador que era conectado a uma TV para reproduzir títulos oficiais da Nintendo. O lançamento de 2003, no entanto, foi um fracasso porque só contemplava 14 jogos devido às constantes limitações do governo chinês para aprovar novos lançamentos.
https://www.youtube.com/watch?v=5gkfwYLxZvU&ab_channel=iQueResearchGroup
4. Super Mario Cereal
Super Mario Cereal foi um cereal matinal com sabor misto de frutas vermelhas e marshmallows desenvolvido pela Nintendo em parceria com a Kellogg's. O produto foi criado para promover o lançamento de Super Mario Odyssey, sendo que a caixa trazia uma etiqueta NFC para resgatar um acessório amiibo – o Delicious amiibo. Chegou às prateleiras em dezembro de 2017, mas o recurso interativo foi removido em março de 2018. A Nintendo nunca explicou a exclusão.
https://www.youtube.com/watch?v=or_ueWpLgGk&ab_channel=Great-BitArcade
5. Nintendo Sound Clock: Alarmo
Mais recente entre os produtos da Nintendo que deram errado, o Nintendo Sound Clock: Alarmo chegou ao mercado este ano. Trata-se de um despertador que promete acordar os usuários com temas de jogos como Super Mario Galaxy, The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Splatoon 3. O gadget não agradou os fãs da marca logo de cara, seja pela proposta inusitada, seja por se tornar escandaloso conforme o proprietário demora para acordar e se atrasa para os compromissos.
https://www.youtube.com/watch?v=dMqWTkgDt6A&ab_channel=NintendoofAmerica
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)