Home
Notícias
Chuvas intensas, frente fria e ventania marcam clima no fim de outubro
Notícias

Chuvas intensas, frente fria e ventania marcam clima no fim de outubro

publisherLogo
Anamaria
21/10/2024 14h40
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16377035/original/open-uri20241021-18-1ge0gud?1729521902
©Reprodução/Climatempo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Pensou que os temporais tivessem acabado? Pelo contrário. A próxima semana promete ser marcada por chuvas intensas e mudanças bruscas no clima em várias regiões do Brasil. A previsão, segundo a Climatempo, ainda aponta para a formação de um ciclone extratropical no Sul, além de temporais que podem causar estragos no Centro-Oeste e Norte do país.

Com mais frequência, chuvas intensas também devem ocorrer no Sudeste e Nordeste. A agricultura se beneficia com o tempo, mas contamos com riscos de ventos fortes e alagamentos - confira mais a seguir com AnaMaria e veja a previsão em todo o Brasil:

Previsão do tempo no Sul

No Sul, as chuvas leves iniciam a semana em partes de Santa Catarina e Paraná, com tempo firme predominando no Rio Grande do Sul. No entanto, a partir de quarta-feira (23), um ciclone extratropical se formará no litoral do estado, avançando para o oceano.

Esse fenômeno trará chuvas intensas, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo nos três estados da região, com risco de danos em lavouras e estruturas. A previsão é de um acumulado de 20 a 50 mm de chuva, contribuindo para a umidade do solo sem grandes prejuízos à agricultura.

Chuvas intensas no Sudeste

No Sudeste, a circulação atmosférica favorece a formação de nuvens carregadas, com pancadas de chuva esperadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Inmet emite alerta para chuvas intensas em todo país
Inmet emite alerta para chuvas intensas em todo país - Rovena Rosa/Agência Brasil

 

A partir de quinta-feira (24), uma frente fria trará temporais que poderão causar ventos fortes e queda de energia, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Ventania no Centro-Oeste

A região Centro-Oeste também enfrentará instabilidade, com temporais previstos entre quarta e quinta-feira em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As chuvas podem chegar a 70 mm, ajudando a recuperar as pastagens e a manter a umidade do solo. Porém, há alerta para ventos fortes e queda de granizo em algumas áreas.

Deserto do Saara: após 30 anos, chuvas raras fazem região alagar - veja foto

Nordeste tem risco de incêndio

No Nordeste, o sul do Maranhão, Piauí e Bahia terão uma semana de chuvas intensas, com previsão de acumulados de até 40 mm em algumas cidades. No litoral de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, as chuvas serão moderadas, enquanto Teresina (PI) e São Luís (MA) terão tempo firme. No interior, as temperaturas podem chegar a 39°C, elevando o risco de incêndios.

Temporais no Norte

No Norte, temporais devem atingir Amazonas, Tocantins, sul do Pará e Acre. A semana começa abafada, com previsão de chuvas fortes e trovoadas. Em contraste, o centro-norte do Pará, norte de Roraima e Amapá terão uma semana mais seca.

O acumulado de chuvas na região pode variar entre 30 e 50 mm, mas os níveis dos rios continuam baixos, com recuperação esperada apenas para o início de 2024.

*Com informações do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, e da Climatempo.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também