Home
Notícias
Surfista morre após ataque de peixe-espada, animal que existe no Brasil
Notícias

Surfista morre após ataque de peixe-espada, animal que existe no Brasil

publisherLogo
Anamaria
21/10/2024 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16377362/original/open-uri20241021-56-pa0cu1?1729541126
©Reprodução/Instagram
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma triste notícia abalou o mundo do surfe: a surfista italiana Giulia Manfrini morreu aos 36 anos após ser atingida por um peixe-espada em um incidente raríssimo na Indonésia, na última sexta-feira (18). Durante uma sessão de surfe, o peixe teria saltado da água e a atingido no peito, conforme relatado pelo jornal britânico The Telegraph. Entenda o caso e veja se pode acontecer no Brasil! 

O acidente aconteceu em uma das ilhas do arquipélago de Mentawai, conhecido por suas ondas perfeitas e como um dos destinos mais desejados por surfistas do sudeste asiático.

Dois surfistas que estavam por perto presenciaram o ocorrido e imediatamente correram para ajudar Giulia, prestando os primeiros socorros. Infelizmente, ela sofreu uma ferida de cinco centímetros no lado superior esquerdo do peito e, apesar de ter sido levada a um hospital, não conseguiu sobreviver.

Ataque de peixe-espada é raro: veja se esse animal existe no Brasil!
Ataque de peixe-espada é raro: veja se esse animal existe no Brasil! - Reprodução/Redes sociais

 

Tem peixe-espada no Brasil?

Giulia Manfrini não era apenas uma surfista talentosa: ela também era uma influencer com milhares de seguidores no Instagram e co-fundadora da Awave Travel, uma empresa dedicada a viagens de surfe. O perfil oficial da agência compartilhou uma emocionante mensagem de despedida, afirmando: "Acreditamos que ela morreu fazendo o que amava, em um lugar que amava."

Os ataques de peixe-espada a humanos são extremamente raros, pois esses animais geralmente evitam o contato e utilizam suas “espadas” principalmente para capturar presas e se defender de predadores, não para atacar humanos.

Um relatório publicado na Science Direct em 2007 ressalta que, embora essas fatalidades sejam incomuns, elas podem ser fatais se órgãos vitais forem atingidos.

Esses animais podem ser encontrados no Brasil. Isso porque eles habitam águas tropicais e temperadas ao redor do mundo, incluindo as brasileiras. Por aqui, ele é encontrado principalmente na costa do Sudeste, como em São Paulo e Rio de Janeiro, onde a pesca é tanto comercial quanto artesanal.

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também