610 endereços em São Paulo homenageiam membros das Forças Armadas
Aventuras Na História
Segundo dados do Arquivo Histórico Municipal, a cidade de São Paulo tem 48.717 endereços registrados. E as homenagens a figuras masculinas são a maioria entre eles, por volta de 27,8 mil — o que representa 57,2%.
Entre médicos, políticos e padres, outro grupo também se destacam nas nomenclaturas: os membros das Forças Armadas; que foram batizados em 610 endereços: sendo 293 de coronéis, 180 de generais, 76 de sargentos e 61 de majores.
Em termos de comparação, aponta matéria do G1, padres e bispos foram homenageados em 449 logradouros. Mas os que dominam as placas são os nomes de plantas e animais, com, respectivamente, 1.738 e 812 endereços.
As mulheres e outras curiosidades
Ainda conforme os dados, as mulheres dão nome a apenas 4,1 mil vias da capital; que conta com suas peculiaridades. No Jardim América, por exemplo, é comum se deparar com ruas com nomes de países do continente americano: Rua Honduras, Rua Canadá…
Já a região de Moema tem logradouros com nomes de pássaro: Avenida Rouxinol e Avenida Pavão são algumas delas. A Zona Lesta, por sua vez, no Jardim da Conquista, ficou famosa por suas vias com nome de letras de músicas, como a Travessa Evidências.