Home
Notícias
7 obras sobre os bastidores da família imperial brasileira
Notícias

7 obras sobre os bastidores da família imperial brasileira

publisherLogo
Aventuras Na História
26/01/2024 18h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16016119/original/open-uri20240126-56-1vc7jkr?1706293956
©Créditos: Reprodução/Amazon
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A história da família imperial brasileira está diretamente ligada com a construção histórica do território nacional. Ao longo dos anos, o Brasil Imperial já foi amplamente representado em obras cinematográficas e literárias. 

Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou sete livros sobre os bastidores do período imperial para você adicionar à sua coleção.

Confira a lista abaixo:

1. D. Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/3AW1r8G

Créditos: Reprodução/Amazon

Nesta obra, o biógrafo Paulo Rezzutti revela cartas e documento exclusivos sobre a vida do último imperador, que se tornou regente ainda criança. O livro apresenta, ainda, pesquisas e diários que preenchem partes da trajetória do monarca.


2. D. Leopoldina: a história não contada: A mulher que arquitetou a independência do brasil, de Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/3CYBUgO

Créditos: Reprodução/Amazon

A imperatriz D. Leopoldina ficou conhecida por conta de seu triângulo amoroso com Domitila de Castro e D. Pedro I. No entanto, esta obra apresenta a imperatriz por outro ângulo. O escritor Paulo Rezzutti reforça a figura complexa e carismática de Maria Leopoldina, a partir de um caderno de imagens inéditas e documentos originais.


3. D. Pedro - A História não Contada, de Paulo Rezzutti (2015) - https://amzn.to/3AW1wcu

Créditos: Reprodução/Amazon

Em D. Pedro - A História não Contada, os leitores irão se deparar com a intimidade do imperador brasileiro, que marcou a história do país, ao proclamar a Independência do Brasil. A partir de cartas e documentos, Paulo Rezzutti revela, ainda, detalhes do Primeiro Reinado.


4. Retratos do Império e do Exilio, de Vários Autores (2011) - https://amzn.to/3mehWZy

Créditos: Reprodução/Amazon

A obra Retratos do Império do Exílio reúne imagens icônicas pertencentes ao acervo do príncipe Dom João de Orleans e Bragança. Na obra, há retratos da família imperial, das comemorações do fim da Guerra do Paraguai e da abolição da escravatura. As imagens compostas foram registradas por diversos fotógrafos da época: Marc Ferrez, Revert Henry Klumb (professor de fotografia das princesas Isabel e Leopoldina), Félix Nadar, entre outros.


5. D. Pedro: Imperador do Brasil e rei de Portugal, de Eugénio dos Santos (2015) - https://amzn.to/2UzTmqE

Créditos: Reprodução/Amazon

Este livro coloca o legado de D. Pedro I em perspectiva e convida o leitor a entender uma época de fervores políticos, agitações e acordos internacionais. Com escrita fluente, a Alameda Casa Editorial mostra aos um pouco mais sobre a vida desse personagem controverso.


6. D. Pedro II, de José Murilo de Carvalho (2007) - https://amzn.to/44YEvUK

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Amazon

Nesta biografia de José Murilo de Carvalho, a figura contraditória de Dom Pedro II é apresentada de forma única e distinta, ultrapassando o retrato tradicional do imperador imponente, conhecido por sua longa barba branca e olhos azuis penetrantes. O dilema central de Dom Pedro II era a constante oscilação entre sua identidade como monarca com a coroa imperial e sua faceta mais comum como Pedro d'Alcântara, personificando um indivíduo majestoso e rebelde ao mesmo tempo.


7. 1822 - Edição comemorativa, de Laurentino Gomes (2022) - https://amzn.to/3KB6YJ0 

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Amazon

Essa obra, agora disponibilizada aos leitores em uma edição expandida em comemoração ao bicentenário da Independência, explora como o Brasil, apesar das adversidades em 1822, conseguiu se estabelecer e prosperar por meio de uma notável combinação de fatores, como determinação, esforço, circunstâncias fortuitas e a capacidade de líderes visionários, com destaque para o mineralogista e professor José Bonifácio de Andrada e Silva. 


Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também