730 quilômetros de extensão: A fronteira mais bizarra da América
Aventuras Na História
O continente americano, notório pela variedade cultural e pelo tamanho, um extensão de 42.550.000 quilômetros quadrados, não apenas é o segundo maior do planeta Terra, ficando atrás apenas da Ásia, como possui três dos países de maior extensão territorial do mundo dentro de seu território, sendo eles os Estados Unidos, o Canadá e, em sua parte sul, o Brasil.
O último citado, no entanto, não apenas chama atenção pelo tamanho e por cruzar a Linha do Equador, sendo um dos poucos países presentes nos hemisférios Sul e Norte, mas também faz fronteira com diversas outras nações. Uma, em especial, pode ser considerada a mais bizarra para um país sul-americano, como classificou o professor Vitor Soares.
Acumulando mais de 150 mil seguidores em suas redes sociais, Soares populariza o conhecimento da história com produções curtas no TikTok e apresenta o podcast Desventuras na História, promovido pelo portal Aventuras na História e disponível nas principais plataformas de streaming de áudio.
França ao lado
Em resumo produzido pro Vitor em vídeo, ele enaltece o fato de que, ao menos diplomaticamente, a França, país europeu, faz fronteira com o Brasil. Contudo, não se trata de nenhum surto espacial ou transferência de território, como explicou ao longo da produção.
Na verdade, a ligação territorial do Brasil com a terra do croissant se dá pela fronteira do estado do Amapá com a Guiana Francesa. Por ser um país colonizado pelos franceses, a soberania das decisões políticas fica com o país europeu, mesmo que decisões locais sejam pautadas por uma assembleia.
Dessa forma, o Brasil não apenas faz fronteira com a França, mas é o país com maior fronteira com um território francês, contabilizando uma extensão fronteiriça de 730,4 quilômetros, como divulgou a Funag (Fundação Alexandre de Gusmão), ligada ao Governo Federal.
A Guiana Francesa também possui um trecho da Floresta Amazônica e, por tal fato, há tantos debates e atuação direta de presidentes e políticos franceses sobre a defesa e preservação da floresta, enaltece Vitor.
Veja o vídeo completo clicando aqui: