Home
Notícias
A Copa que marcou o escândalo de doping de Maradona
Notícias

A Copa que marcou o escândalo de doping de Maradona

publisherLogo
Aventuras Na História
23/11/2022 22h51
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15309004/original/open-uri20221123-17-omtjrr?1669245326
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O famoso "É Tetra" foi conquistado pelo Brasil em 1994, após um longo período de 24 anos sem o título mundial. Essa vitória brasileira, na realidade, também estava antecipando uma derrota: seria o início do fim de Diego Armando Maradona, o popular futebolista argentino mais conhecido como Maradona.

Ele caiu no exame do antidoping, mas não pela primeira vez. Como noticiado pela ESPN, em 1991, isso já havia ocorrido em uma partida do Napoli. Maradona precisou ficar suspenso por 15 meses depois de ter sido condenado à prisão por ter testado positivo para a cocaína.

No final das contas, ele acabou pegando uma multa e foi enviado novamente para a Argentina, onde também foi detido. Sua volta ao futebol ocorreu em 1992/1993, quando foi para Sevilla. Em 29 jogos, ele marcou oito gols. 

Vestindo a camisa 10, Maradona foi convocado por Alfio Basile e marcou um gol no 4 X 0 contra a Grécia. Sua comemoração foi bastante peculiar, já que ele frequentemente se dirigia à câmera de maneira raivosa, quase como quem quer continuar mostrando o potencial de um dos melhores do planeta, mesmo aos 33 anos.

Última cena da Copa

A última imagem da Copa do Mundo protagonizada por ele foi melancólica. Depois de ganhar de 2 X 1, com um dos gols com a assistência de Cannigia, ele foi escalado para o exame antidoping e saiu de braços cruzados com uma enfermeira.

A consequência disso foi sua suspensão horas antes da partida contra a Bulgária devido ao resultado positivo ao teste de efedrina. A Argentina foi derrotada num 2 X 1, mas isso não impediu sua classificação.

A seleção foi mesmo eliminada nas oitavas de final, por sua derrota diante da Romênia. O escalado para suprir Maradona foi o jovem Ariel Ortega, mas o atleta infelizmente não deu conta da ausência do craque.

Imagem de Maradona durante treino / Getty Images

Maradona, como resultado da trajetória conturbada, finalizou sua participação na seleção com quatro Copas e um título mundial. Depois da Copa, ele tornou-se integrante do Boca Juniors. No entanto, a jornada não foi a mesma.

Após vitórias em campo e derrotas fora dele, Maradona encerrou sua carreira em 1997, lembrado por seu talento que, por anos, espantou muitos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também