A depender de Moraes, Bolsonaro pode se tornar inelegível, diz PL
Aventuras Na História
O ex-presidente Jair Bolsonaro pode se tornar inelegível a depender do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes. É o que dizem membros do PL, o partido do ex-chefe de Estado.
Além disso, os políticos também acreditam que Bolsonaro tem grandes chances de ser preso, caso retorne dos Estados Unidos, onde se encontra desde a última sexta-feira, 30. A medida pode atingir não apenas o ex-presidente, que deixou o país antes mesmo da cerimônia de posse do presidente Lula, como também outros membros notórios de seu governo.
Como destacou o portal Yahoo, advogados que atuam pelo PL declararam que há mais de 30 ações no TSE capazes de tornar Jair Bolsonaro inelegível.
Ações perigosas
De acordo com a coluna de Bela Megale, do jornal O Globo, o advogado Marcelo Bessa foi escolhido para ser o responsável pelas ações tidas como mais “perigosas” contra o político, entre as quais estão processos criminais, ações relacionadas à conduta do presidente durante a pandemia, além de um pedido de prisão preventiva feito pelo PSOL.