A família von Trapp, de 'A Noviça Rebelde', construiu hotel após fugir dos nazistas

Aventuras Na História






A história da família von Trapp ficou eternizada no clássico musical "A Noviça Rebelde", de 1965, mas a verdadeira trajetória da família austríaca não terminou com sua fuga do regime nazista.
Após deixarem a Áustria, os von Trapps se estabeleceram nos Estados Unidos, mais precisamente em Stowe, no estado de Vermont. Lá, entre montanhas que lembravam a paisagem natal dos Alpes, eles construíram não apenas uma nova vida, mas também um legado: o von Trapp Family Lodge & Resort.
Após anos se apresentando como os Trapp Family Singers, em turnês pelos Estados Unidos e Canadá com todos os dez filhos — os sete retratados no filme, mais três nascidos após o casamento de Maria com o capitão Georgvon Trapp —, eles decidiram fixar residência em Vermont.

Casa aberta
Enquanto não estavam viajando, os von Trapps abriam sua casa para um acampamento de música, batizado Cor Unum ("um só coração", em latim), e, em 1950, deram um novo passo: transformaram sua residência de 27 quartos em uma pousada aberta ao público.
De acordo com o portal Business Insider, esse movimento não era inédito para Maria von Trapp. Na Áustria, diante da perda da fortuna familiar nos anos 1930, ela já havia alugado quartos de sua casa para hóspedes. Com a mesma criatividade, ela fundou, nos Estados Unidos, a base de um empreendimento que sobrevive até hoje.

75 anos
Atualmente, o von Trapp Family Lodge & Resort celebra 75 anos de existência, comemorados em fevereiro de 2025 com uma mudança de nome que resgata o “von” original, abandonado quando a família chegou à América.
Situado aos pés do Monte Mansfield, o ponto mais alto de Vermont, o hotel tornou-se símbolo da integração entre história, hospitalidade e natureza. Hoje, a propriedade abrange 2.600 acres, com um alojamento de 96 quartos, vilas e chalés, além de uma cervejaria, trilhas, atividades ao ar livre, tudo isso com uma forte conexão com a cultura austríaca.
Mesmo após um incêndio devastador em 1980, que destruiu a construção original, a família reconstruiu o hotel em 1983 com arquitetura de estilo alpino e o expandiu continuamente desde então.
Detalhes como tapeçarias, mobiliário em madeira entalhada e até o famoso "bolo de vaca", em homenagem ao rebanho escocês da propriedade, ajudam a manter viva a herança cultural dos von Trapps.

Fotos de família
Além da beleza do local e do conforto das instalações, os hóspedes ainda encontram espalhados pelas paredes fotos da família original, pinturas e objetos que contam sua história real.
Há, por exemplo, uma fotografia autografada por Mary Martin — atriz que interpretou Maria na Broadway — endereçada à própria matriarca, com quem ela desenvolveu uma amizade.
Sob a direção da nova geração — Sam von Trapp e sua irmã Kristina —, o resort continua sendo administrado com o mesmo espírito familiar. Johannes, o filho mais novo de Maria e único descendente direto ainda vivo, aposentou-se no Novo México, mas segue acompanhando à distância o legado da família.


