A história por trás da lenda de Pã, o deus dos bosques
Aventuras Na História
Na mitologia grega, a divindadePã é conhecida como o deus dos bosques e dos pastores. A lenda mais famosa acerca de sua origem é que ele era filho do deus Hermes, o deus mensageiro e da velocidade, que se encontrava na forma de uma tartaruga, junto com a filha do rei Driops, Dríope.
Quando ele nasceu, a mãe ficou horrorizada com a má aparência do seu filho. Exatamente por isso, Hermes teria o levado para o Olimpo, como explica o professor e historiador Vitor Soares.
Zeus e os outros deuses aceitaram Pã, e, desde então, ele atua como o deus dos bosques. Sempre que camponeses e pastores gregos ouvem ruídos estranhos em bosques ou florestas, é comum dizerem que Pã está próximo.
Expressão conhecida
E foi dessa maneira que surgiu a expressão grega “tárakhos Panikós”, que significa “medo causado pelo Pã”. Mais tarde, a expressão foi abreviada “Panikós”, que, após algumas variações linguísticas, chegou ao português como “pânico”, representando o medo intenso por algo desconhecido.
O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 38 mil seguidores.
Confira abaixo o vídeo na íntegra: