Home
Notícias
A história real que inspirou 'Destemida', filme de sucesso da Netflix
Notícias

A história real que inspirou 'Destemida', filme de sucesso da Netflix

publisherLogo
Aventuras Na História
09/02/2023 21h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15417629/original/open-uri20230209-18-14t5idt?1675976830
©Reprodução/Netflix / Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nas últimas semanas, um filme que vem chamando bastante atenção na Netflix é 'Destemida', que agora ocupa a terceira posição entre as produções mais assistidas no Brasil. O filme é baseado na história real de Jessica Watson, uma famosa marinheira e velejadora australiana que, entre 2009 e 2010, alcançou um marco incrível: circum-navegar o mundo sozinha aos 16 anos de idade.

Dirigido por Sarah Spillane, o filme conta com a participação de Teagan Croft como a protagonista, além de Cliff Curtis e Anna Paquin no elenco. De acordo com a sinopse, "uma obstinada adolescente australiana enfrenta seus medos e corre atrás do sonho de se tornar a pessoa mais jovem a velejar ao redor do mundo sozinha". 

Claro que um feito grande como esse não passaria batido e a adolescente se tornaria, também, uma celebridade. Confira a seguir a história real de Jessica Watson, que inspirou o filme 'Destemida', da Netflix.

Jessica Watson

Jessica Watson nasceu no dia 18 de maio de 1993 na cidade de Gold Coast, ao sul de Brisbane, na costa leste da Austrália. Filha de Roger e Julie Watson, aprendeu a velejar com os pais ainda bem pequena, como mostra o filme.

No entanto, em certo momento de sua vida ela leu o livro 'Lionheart: A Journey of the Human Spirit', de Jesse Martin e Ed Gannon, que narra a história de um adolescente de 17 anos que navegou, sozinho, ao redor de todo o mundo; e essa obra serviu como um ponto de virada: dali em diante, ela ficou obstinada em conseguir bater esse mesmo recorde.

Assim, com anos de treinamento e bastante preparo para realizar a façanha, como narrado em seu livro de memórias intitulado 'True Spirit: The Aussie Girl Who Took On The World' — que ainda não possui uma tradução para o Brasil —, escrito após seu retorno, no dia 18 de outubro de 2009 ela partiu para sua jornada do porto de Sydney.

Jessica Watson
Jessica Watson / Crédito: Getty Images

Aventura e retorno

Ao todo, Jessica Watson navegou por impressionantes 18.582 milhas náuticas — mais de 34 mil quilômetros — ao longo de 210 dias. Ao longo do percurso, os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, mas infelizmente não foi possível alcançar seu objetivo de ser a mais jovem a circum-navegar o mundo; segundo o World Sailing Speed ​​Record Council (WSSRC), seriam necessárias 21.600 milhas náuticas para reivindicar o feito.

De qualquer forma, ela retornou para casa no dia 15 de maio de 2010, e mesmo sem o recorde, se tornou uma celebridade. Em 2011, foi distinguida com a Order of Australia Medal — uma ordem de cavalaria da coroa britânica para reconhecimento de grandes feitos na Austrália —, recebendo assim o título de OAM, e nomeada Jovem Australiana do Ano, conforme a Australian Geographic.

"Acho que as pessoas esperam que eu fique um pouco perturbada com as cenas da tempestade", disse Watson ao Tudum, da Netflix. "Mas, por alguma razão, quase acho essas coisas um pouco divertidas. O outro lado disso, é ver como minha família vivenciou isso, é um pouco intenso. Experimentar a emoção de como isso teria sido é bastante completo. Eu estava lá fora lidando com isso e envolvida nisso, sem pensar em como era horrível, o que eu os fiz passar naqueles dias particularmente ruins". 

Por fim, é importante mencionar que, embora 'Destemida' seja inspirado no livro de Jessica, alguns trechos do longa são ficcionais.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também