Afinal, Dalai Lama é um nome? Entenda o significado!
Aventuras Na História
Em fevereiro, Dalai Lama foi gravado em um vídeo onde, durante uma audiência em McLeod Ganj, subúrbio de Dharamsala, no norte da Índia, pediu a um menino que "chupasse sua língua". Depois do ocorrido, o vídeo viralizou na internet, o que levou Tenzin Gyatso — nome de nascimento da figura polêmica — a se pronunciar publicamente sobre o ocorrido:
Sua Santidade frequentemente provoca as pessoas com quem se encontra de um jeito inocente e brincalhão, mesmo em público e diante das câmeras. Ele se arrepende do incidente", diz nota publicada em nome do Dalai Lama.
Desde então, muito se tem comentado sobre o líder religioso e o que ele fez, de forma que se tornou amplamente criticado ao redor do mundo. E junto a isso, uma série de dúvidas sobre a figura surgiu, considerando-se ainda que ele não exerce tanta influência no Brasil. Entre elas, uma se destaca: afinal, se o Dalai Lama se chama Tenzin Gyatso, o que significa seu título? Entenda!
O que é ser um Dalai Lama?
Embora muitos acreditem que Dalai Lama seja o nome da emblemática figura, na verdade, se trata de um título. E explicando de maneira direta o que é esse título, é basicamente atribuído para aqueles que se tornam os líderes religiosos do budismo — em outras palavras, é o equivalente ao que o papa simboliza para o cristianismo.
Considerados pelos budistas tibetanos como manifestações de Bodhisattva — seres que permanecem no mundo físico para ajudar os demais, mesmo após terem alcançado a iluminação — da Compaixão, o líder budista também age como líder político do Tibete, uma região autônoma da China.
Além disso, o atual Dalai Lama, Tenzin Gyatso, que tem 87 anos, também recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989, vivendo na Índia desde 1959, onde se exilou depois do fracasso da Revolta Tibetana contra o Partido Comunista chinês.
Vale lembrar ainda que o budismo, religião que se originou no norte da Índia entre os séculos 6 e 5 a.C., acredita que a figura do Dalai Lama não é substituída, mas sim que renasce toda vez que um líder morre, em um grande ciclo de reencarnação constante.
De acordo com o UOL, acredita-se que Dalai Lama teria reencarnado 13 vezes desde 1391, quando nasceu o primeiro de seus encarnados. Tenzin Gyatso, por sua vez, seria o 14º dessa linhagem.
Como é escolhido?
Como já mencionado, a crença budista diz que o Dalai Lama não passa a eternidade morto, renascendo ciclicamente. Logo, a busca pelo novo líder religioso só começa quando o anterior morre, de forma que os recrutados compreendem crianças; vale mencionar que o sucessor é localizado por discípulos baseando-se em sinais e visões espirituais.
Depois que essas crianças, possíveis candidatas para serem as reencarnações do Dalai Lama, são encontradas, passam por testes que indicam se são, ou não, o legítimo sucessor. Entre os métodos para identificar a verdadeira reencarnação, está o de mostrar itens que pertenceram ao antigo líder, em meio a outros aleatórios, para que elas apontem o que acreditam pertencer-lhes; e essa busca pode durar bastante tempo, se necessário.
O atual Dalai Lama, por exemplo, só foi descoberto quando tinha dois anos. Sua escolha foi tomada após ter reconhecido um discípulo que observava crianças em busca de um novo líder, além de ter identificado pertences pessoais do antecessor, Thubten Gyatso, que faleceu em 1933. Clique aqui para conferir uma lista com todos os Dalai Lama anteriores.
Uma vez que o novo Dalai Lama é encontrado, ele é levado para um monastério, onde começa seu treinamento até que, finalmente, esteja adequado para assumir a posição.