Home
Notícias
Agência da ONU revela que chefe da usina de Zaporizhzhia foi libertado
Notícias

Agência da ONU revela que chefe da usina de Zaporizhzhia foi libertado

publisherLogo
Aventuras Na História
03/10/2022 19h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15229901/original/open-uri20221003-634-1wt71hk?1664823998
©Divulgação / Youtube / CNN
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O chefe da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi, disse que o chefe da usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia, na Ucrânia, foi liberto nesta segunda-feira, 3. A libertação aconteceu depois de uma detecção que a Ucrânia atribuiu à Rússia, chamando de ato de terror.

Uma patrulha russa deteve, na última sexta-feira, 30, Ihor Murashov enquanto ele viajava da usina nuclear para a cidade de Enerhodar, onde muitos dos funcionários da usina vivem. A equipe ucraniana continua operando a usina, ainda que as condições de segurança não sejam as mais favoráveis.

No sábado, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) revelou que entrou em contatos com “autoridades relevantes”, mas sem nem mesmo mencionar a Rússia, de fato, e que foi informada de que Ihor estava em “detenção temporária”.

De quem é a culpa?

No Twitter, Grossi afirmou: "Saúdo a libertação de Ihor Murashov, diretor-geral da Usina Nuclear de Zaporizhzhya; recebi a confirmação de que Murashov voltou para sua família com segurança". A Ucrânia e a Rússia se culparam mutuamente pelo bombardeio que danificou parte da usina, segundo a Reuters, via Uol.

A AIEA, a fim de reduzir o risco de um acidente potencialmente catastrófico, pediu o estabelecimento de uma zona de proteção ao redor do local. Ainda no sábado, segundo a Uol, a agência disse que a detenção de Murashov "tem um impacto imediato e sério na tomada de decisões para garantir a segurança da usina".

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também