Amuleto representando Salomão derrotando o diabo é encontrado na Turquia
Aventuras Na História
Recentemente, arqueólogos desenterrara, durante escavações na antiga cidade de Hadrianópolis, no distrito de Eskipazar, em Karabük, na Turquia, um antigo pingente bastante notável. Datado do século 5 d.C., o artefato possui uma representação da figura bíblica e islâmica lendária do rei Salomão, montado em seu cavalo e espetando o Diabo com uma lança.
Os pesquisadores também descrevem que, de um lado do pingente, há a inscrição "Nosso Senhor venceu o mal"; já no outro, há os nomes dos arcanjos Azrael, Gabriel, Miguel e Israfil. Os pesquisadores acreditam que o pingente teria sido utilizado, no passado, como um amuleto.
A descoberta foi feita durante escavações lideradas pelo professor Ersin Çelikbaş, da Universidade de Karabük, como parte do "Projeto Legado para o Futuro" do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia. Em comunicado, o pesquisador pontua que a descoberta é bastante significativa para a região:
Esta é uma descoberta altamente significativa para a arqueologia da Anatólia. Exemplos semelhantes não foram encontrados nesta região antes. A representação de Salomão, uma figura central para o judaísmo, cristianismo e islamismo, nos surpreendeu e destacou a importância deste artefato", explica Ersin Çelikbaş em comunicado.
Rei Salomão
Considerado um importante governante na Torá e na Bíblia, além de um profeta no Islã, Salomão é uma figura bastante importante entre as três religiões abraâmicas. No judaísmo, por exemplo, é visto como o mais sábio dentre os reis de Israel, tendo governado durante quarenta anos.
Vale mencionar que Hadrianópolis, frequentemente chamada pela história de "Zeugma do Mar Negro" — devido aos mosaicos intrincados que possui — serviu, do período Calcolítico Tardio até o início da era bizantina da região, como um assentamento bastante importante. A cidade foi um centro cultural e militar significativo, e evidências arqueológicas sugerem até mesmo a presença de unidades de cavalaria pela área.
Segundo Ersin Çelikbaş, o pingente recém-descoberto inclusive pode possuir relação com a história militar da cidade: "Salomão também é conhecido como o comandante dos exércitos. Entendemos que ele era considerado uma figura protetora para a cavalaria romana e bizantina estacionada aqui", comenta o professor.
A imagem de Salomão derrotando o Diabo pode ter sido um símbolo protetor para os soldados, invocando o triunfo divino sobre o mal", conclui.
Por fim, é importante destacar que esse pingente é o primeiro do tipo encontrado em toda a Anatólia, segundo O Archaeology News, mas um artefato semelhante já foi encontrado em Jerusalém. A presença dos objetos em locais tão distantes reforça como Hadrianópolis foi um importante centro religioso e cultural de sua época.