Antes do ataque em creche, Santa Catarina estudava plano de prevenção
Aventuras Na História
Uma semana antes do ataque em uma creche que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, o governo estadual catarinense havia começado a articular um plano de prevenção em escolas, conforme apurou o portal de notícias UOL.
Na ocasião, as forças de segurança tinham planejado um levantamento onde identificava algumas das vulnerabilidades das escolas do estado. Após essa etapa, o próximo passo era a criação de algumas formas de evitar que os possíveis ataques acontecessem.
Entre algumas práticas do plano que estava sendo desenvolvido, o estado catarinense havia buscado algumas referências no exterior, como exemplo em Israel, nas maneiras em que o país combate às ações terroristas, além de ter previsto também orientar os professores das instituições de ensino, para que assim, em caso de ataques, os mesmos soubessem como agir.
O plano, que foi anunciado na tarde de hoje pelo delegado-geral da Polícia Civil catarinense Ulisses Gabriel, assim que for concluído será encaminhado ao Judiciário e ao Ministério Público.
O ataque
Na manhã desta quarta-feira, 5, um homem, portando uma machadinha, entrou em uma creche na cidade de Blumenau, Santa Catarina, ferindo e deixando algumas pessoas mortas no local. O assassino já tinha passagens pela polícia por lesão corporal, dano e porte de drogas, apurou o UOL.