Antigo mosaico romano é descoberto na Síria: 'Mais completa e excepcional'
Aventuras Na História
Na última quarta-feira, 12, arqueólogos da Síria descobriram um antigo mosaico romano, praticamente intacto. Segundo os envolvidos na descoberta, a obra de arte é uma das mais importantes revelações da região, desde o início da guerra civil, há 11 anos.
O mosaico possui cerca de 120 metros quadrados — 20 metros de comprimento e seis de largura, como informado pelo diretor de escavações e estudos arqueológicos da Direção Geral de Antiguidades e Museus da Síria, Hammam Saad — foi encontrado na cidade de Rastan, na província central de Homs, em um prédio antigo do século IV que já estava sendo escavado anteriormente.
Segundo o pesquisador, como informado pelo g1, o mosaico mostra guerreiras amazonas e outras figuras relevantes da mitologia greco-romana, como o deus Netuno — ou Poseidon, na mitologia grega — e 40 de suas amantes. "Não há mosaico semelhante", disse Saad, que acrescenta que a obra não é "a mais antiga" da Síria, mas sim "a mais completa e excepcional".
A cena retratada é rica em detalhes", explica ainda o pesquisador à Associated Press. "Isso inclui as roupas que usavam, suas armas, os cavalos em que estão montando, rostos, máscaras e armaduras."
O local em que o antigo mosaico estava, por sua vez, ainda não foi completamente escavado a analisado pelos arqueólogos locais. "Não podemos identificar o tipo da construção, se era um banheiro público ou outra coisa, porque ainda não terminamos a escavação", finaliza Saad.
Novas descobertas e região
Sulaf Fawakherji, famosa atriz da Síria e membro do conselho curador do Museu de Nabu, espera comprar ainda outros edifícios em Rastan, visto que acredita que a região ainda pode conter inúmeras outras possíveis descobertas relevantes para a história local.
A cidade de Rastan, vale dizer, já foi um reduto da oposição ao governo sírio e também ponto de intensos confrontos, até a ocupação do local em 2018. Desde o início dos conflitos na Síria, em 2011, vários patrimônios históricos do país foram saqueados e destruídos, além de mosaicos roubados.