Após 20 anos de busca, submarino que naufragou durante 2ª Guerra é encontrado
Aventuras Na História
Os destroços de um submarino britânico afundado durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram encontrados a uma profundidade de 203 metros, perto da costa da Grécia, no Mar Egeu. A descoberta foi anunciada por Kostas Thoctarides, um mergulhador grego, em 7 de junho, através do Facebook.
A equipe dele, que procura o submarino há 20 anos, encontrou o HMS Triumph a cerca de 10 km do Cabo Sounion, com suas escotilhas fechadas e o periscópio retraído.
Após 20 anos de busca, sua equipe finalmente localizou o HMS Triumph a cerca de 10 km do Cabo Sounion. O submarino foi encontrado com suas escotilhas fechadas e o periscópio retraído, indicando que estava submerso quando afundou em 9 de janeiro de 1942, de acordo com Thoctarides. Ele descreveu a missão de revelar o naufrágio como a mais difícil de sua vida.
A primeira vez que fui informado sobre a história do submarino britânico HMS Triumph foi em 1998”, lembra Thoctarides. “Foi seguido por uma extensa pesquisa no Reino Unido. Arquivos alemães e italianos foram então analisados”.
Os pesquisadores utilizaram um veículo subaquático controlado remotamente para localizar o submarino. Durante a missão, eles puderam avistar o volante de madeira, a bússola e um canhão do HMS Triumph levemente erguido.
Quinta descoberta
Essa descoberta é o quinto submarino encontrado pela equipe em águas gregas. O submarino, com mais de 85 metros de comprimento e até 8 metros de largura, teve seus destroços identificados. Entre os outros submarinos encontrados anteriormente está o HMS Perseus, localizado em 1997.
Lançado em 1938, o HMS Triumph realizou mais de 20 missões durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo ataques a navios e submarinos do Eixo no Mar Mediterrâneo. No entanto, o submarino britânico é mais conhecido por seu envolvimento em operações secretas, como o resgate de soldados aliados capturados no norte da África e a infiltração de oficiais britânicos na Grécia.
Segundo a Galileu, Rena Giatropoulou, uma das pesquisadoras da equipe, relatou por e-mail ao site Live Science que a seção dianteira do HMS Triumph foi gravemente danificada por uma explosão que provavelmente causou o afundamento do submarino. No entanto, ainda não se sabe se a explosão foi externa, resultado de uma carga de profundidade ou mina naval, ou interna, decorrente dos próprios torpedos do submarino.