Após roubo de comida, Veneza lança guia para convivência com gaivotas
Aventuras Na História
Na Itália, a região de Veneza sofre com uma população de 2 mil gaivotas que apresenta comportamento violento e “rouba” os turistas. Assim, a cidade disponibilizou um guia que apresenta medidas comportamentais a serem adotadas para a convivência com a espécie.
As orientações fornecidas por Veneza devem ser úteis para os turistas que não estão acostumados com os ataques das gaivotas, que vão até as mesas em busca de alimentos. Vale destacar que alguns hotéis locais avaliam a possibilidade de usar falcões como tentativa de afastar a espécie e pombos, conforme a Associação de Hoteleiros de Veneza (AVA) informou.
Segundo repercutiu a ANSA Brasil, alguns grupos de aves, recentemente, conseguiram atrapalhar até o tráfego aéreo da região, fazendo com que o aeroporto local fosse fechado. Na ocasião, 200 aves voavam em seu entorno.
Outros detalhes
O guia de convivência, disponibilizado aos turistas, teve o texto elaborado pela Prefeitura de Veneza, pela Veritas, empresa responsável pelo gerenciamento de resíduos na região de Veneza e pelo Corila, que se trata de um consórcio para a coordenação de pesquisas relacionadas ao sistema lagunar da cidade italiana.
O diretor-geral do Corila, Pierpaolo Campostrini, destacou a importância de medidas integradas ao invés de isoladas para o combate das aves, estimadas em cerca de 2 mil na cidade. "É necessária uma gestão ecossistêmica integrada", disse.