Armas de 6.500 anos são as mais antigas encontradas na América do Norte

Aventuras Na História






Recentemente, arqueólogos descobriram no remoto abrigo rochoso de San Esteban, na região de Big Bend, no Texas, um impressionante esconderijo de armas de caça antigas de 6.500 anos. Incluindo restos de dardos envenenados, essa pode ser a coleção de armas de caça mais antigas já encontradas em toda a América do Norte.
Conforme informam os responsáveis pelo achado, a caverna já vem sendo explorada há anos, e as armas descobertas recentemente parecem compor um sistema de peças que compunham um atlatl, ou um arremessador de lanças.
Encontramos as primeiras peças em 2020 e depois encontramos outras peças todos os anos", afirmou ao Live Science o arqueólogo Bryon Schroeder, diretor do Center for Big Bend Studies (CBBS), da Sul Ross State University, no Texas.
Vale mencionar que o local já é explorado desde 2019, mas recentemente foram encontradas evidências de atividade humana por lá que remontam há 13.000 anos ou mais. Porém, todas as armas estavam quebradas — o que levanta suspeitas de que a caverna teria sido usada para separar e consertar armas de caça por um pequeno grupo.

Entre as armas encontradas, estão um bastão de arremesso (uma espécie de bumerangue reto), quatro pontas de dardos "nock", parte do arremessador de lança, seis hastes dianteiras de madeira para dardos com pontas de pedra, e quatro hastes dianteiras de madeira que, possivelmente, foram usadas para dardos envenenados, acreditam os arqueólogos.
Curiosamente, uma datação por radiocarbono sugere que o lançador é mais antigo que as demais hastes dos dardos, mas Schroeder acredita que isso se deve à possível utilização de madeira mais velha na fabricação. Devin Pettigrew, arqueólogo envolvido da CBBS, também relatou à revista Texas Parks and Wildlife que todas as armas estavam quebradas, mas quase todos os componentes necessários do sistema atlatl foram encontrados.
Além disso, Pettigrew também comentou com entusiasmo sobre a descoberta do "bumerangue reto". Historicamente, os famosos bumerangues aerodinâmicos, que retornam ao lançador, foram utilizados como brinquedo ou ferramenta para caçar pássaros; no entanto, bumerangues retos não retornavam, e eram pesados o suficiente para matar ou incapacitar até outros pequenos animais.
Outros artefatos
Além das armas, os arqueólogos também se depararam com outros artefatos curiosos na caverna, como os restos de uma antiga lareira, coprólitos (fezes humanas fossilizadas), e um pedaço de couro de pele de um antilocapra, uma espécie de antílope nativo da América do Norte.
Vale destacar que o couro do antílope chegou inclusive a ser curtido — ou seja, passou por um método de cura para evitar sua deterioração —, e ainda preservava muito de seu pelo, o que impressiona, visto que objetos de madeira e couro geralmente se decompõem em sítios arqueológicos. O que pode explicar a preservação no caso é o clima árido da região.
Por fim, Schroeder ainda afirma que muitos fragmentos de ossos encontrados no local sugerem que os antílopes eram uma das principais presas dos caçadores que viveram na região, no passado. Agora, os arqueólogos buscam outros fragmentos de ossos da caverna, a fim de descobrir quais outras espécies esses grupos caçavam, e até como eles abatiam os animais para alimentação.


