Arqueólogos encontram objeto de cobre mais antigo da Polônia
Aventuras Na História
No distrito de Hrubieszów, na Polônia, foi descoberto um machado datado do 4º ao 3º milênio a.C. De acordo com o Lublin Provincial Conservator of Monuments, o machado de cobre possui 7,4 cm de comprimento e conta com uma lâmina em forma de leque de 4,1 cm de largura e uma cabeça convexa retangular medindo 0,9 cm x 0,6 cm.
O artefato está associado à cultura Cucuteni-Trypillia, um grupo neolítico-calcolítico que residia no sudeste da Europa. A disseminação geográfica dessa cultura abrangia desde as montanhas dos Cárpatos até as regiões dos rios Dniester e Dnieper, com um foco principal na Moldávia atual, além de abranger partes significativas do oeste da Ucrânia e nordeste da Romênia.
A descoberta deste machado de cobre na cidade de Matcze, dentro da comuna de Horodło (Lubelskie), apresenta um enigma intrigante. A Polônia está além da área geográfica conhecida da cultura Cucuteni-Trypillia, e a falta de achados semelhantes de machados dessa época dentro da própria Polônia complica ainda mais a situação.
Nosso machado foi feito em um método de fundição 'primitivo' bastante simples, em uma forma plano-convexa, não mais usada na metalurgia desenvolvida da Idade do Bronze. Portanto, era necessário prestar atenção ao Neolítico anterior. Infelizmente, nos inventários das culturas neolíticas da Polônia não há esse equivalente", explicou o conservador de Lublin, segundo o portal Heritage Daily.
A resposta
O enigma foi resolvido quando os pesquisadores encontraram uma publicação que descrevia um machado de cobre idêntico encontrado na cidade de Szczerbanivka, na região de Kiev, Ucrânia. O artefato descoberto junto com fragmentos de cerâmica atribuídos à cultura Cucuteni-Trypillia, fornecendo contexto e uma datação para o machado de Matcze.
É verdade que registramos achados de cerâmica da cultura tripiliana de Gródek, comuna de Hrubieszów, e a presença deste machado na vizinha Matcz pode ser considerada como a confirmação do assentamento de pessoas dessa cultura também no leste da Polônia. Então, provavelmente estamos lidando com a descoberta mais antiga de um produto de cobre na Polônia, o que seria uma grande sensação", destacou o conservador.