Arqueólogos encontram salão da época do Rei "Bluetooth" na Dinamarca
Aventuras Na História
Na última quinta-feira, 5, arqueólogos divulgaram um estudo no Museu Histórico da Jutlândia do Norte sobre a descoberta, na vila de Hune, localizada na Dinamarca, de vestígios de um salão viking do século 10 que pertenceu ao rei Harald “Bluetooh” Gormsson, sendo seu nome uma referência ao seu dente podre de cor azul escuro.
Segundo informações publicadas pela revista Galileu, as marcas deixadas na estrutura do salão, que servia como local de encontro de políticos e cerimônias, foram essenciais para que os pesquisadores traçassem suas possíveis dimensões, sendo 40 metros de comprimento e 8 e 10 metros de largura.
Em comunicado oficial, Thomas Rune Knudsen, líder da escavação e pesquisador do Museu, declarou:
Esta é a maior descoberta desta natureza da Era Viking em mais de dez anos, e nunca vimos nada parecido antes aqui".
Era Viking
A estrutura do local encontrado pela equipe de Knudsen possui semelhanças com as formas de construção utilizadas na Era Viking, datadas da primeira metade do século 9 d.C. ao final do século 11 d.C.. A região é conhecida historicamente por abrigar fazendas de nobres, como a família Runulv den Rådsnilde, uma das mais importantes.
Tivemos apenas a oportunidade de escavar parte do salão, mas provavelmente existem várias casas escondidas sob a cobertura morta a leste. Um edifício de salão dessa natureza raramente fica sozinho", acrescentou o arqueólogo.
Além disso, os escavadores descobriram uma runa de 970 d.C. com os dizerem "Hove, Thorkild, Thorbjørn colocaram a pedra de seu pai Runulv den Rådnilde", fato que pode comprovar a ligação da fazenda da nobre família com o salão de "Bluetooh".